Shenzhen
Shenzhen 深圳 市 | |
---|---|
Cidade sub-provincial | |
Top: East Pacific Center , KK100 , Shun Hing Square
Middle: Bolsa de Valores de Shenzhen , Coastal City Bottom: Baía de Shenzhen à noite | |
Localização da jurisdição da cidade de Shenzhen em Guangdong | |
Coordenadas: 22 ° 33'N 114 ° 06'ECoordenadas : 22 ° 33'N 114 ° 06'E | |
País | China |
Província | Guangdong |
Divisões ao nível do condado | 6 |
Cidade | 1 de março de 1979 |
SEZ formado | 1 de maio de 1980 |
Governo | |
• Tipo | Cidade sub-provincial |
• Secretário do Comitê CPC | Wang Weizhong |
• Prefeito | Chen Rugui |
Área | |
• Cidade sub-provincial | 2,050 km 2 (790 sq mi) |
• Urbano | 1.991.64 km 2 (768.98 sq mi) |
Elevação | 0-943,7 m (0-3,145.7 ft) |
População (2017) [1] | |
• Cidade sub-provincial | 12.528.300 |
• Densidade | 6,100 / km 2 (16,000 / sq mi) |
• Urbano | 12.528.300 |
• Densidade urbana | 6,300 / km 2 (16,000 / sq mi) |
• Metro [2] | 23.300.000 |
• Etniasprincipais | Han |
Demonstração (s) | Shenzhener |
Fuso horário | China Standard ( UTC + 8) |
Código postal | 518000 |
Código (s) de área | 755 |
PIB (Nominal) | 2017 [3] |
- Total | ¥ 2,24 trilhões US $ 332 bilhões (US $ 0,64 trilhão, PPP ) |
- per capita | ¥ 183.645 $ 27.199 ($ 52.335, PPP )[4] |
- Crescimento | 8,8% |
Prefixos da placa de licença | 粤 B |
Flor da cidade | Bougainvillea |
Árvores da cidade | Lychee e Mangrove [5] |
Local na rede Internet | sz.gov.cn |
Shenzhen | |||
"Shenzhen" em caracteres chineses
| |||
chinês | 深圳 | ||
---|---|---|---|
Hanyu Pinyin | Shēnzhèn | ||
Cantonês Yale | Sāmjan ou Sàmjan | ||
Postal | Shumchun | ||
Significado literal | "Deep Drains" | ||
|
Shenzhen ( [ʂən.ʈʂən] ( ouvir ) ) é uma cidade importante na província de Guangdong , na China . Faz parte da megalópolis do Delta do Rio das Pérolas . A cidade está localizada imediatamente a norte da Região Administrativa Especial de Hong Kong e possui estatuto administrativo sub-provincial , com poderes ligeiramente inferiores a uma província. [6]
Shenzhen era uma cidade de mercado de 30.000 pessoas [7] [ fonte melhor necessária ]na rota da Kowloon-Canton Railway . Isso mudou em 1979, quando Shenzhen foi promovido para o status de cidade e, em 1980, designou a primeira Zona Econômica Especial da China (SEZ). [7] O Censo de 2010 sugeriu uma população total de 10.357.938, um número que inclui migrantes que permanecem pelo menos seis meses. [8] Novos mercados especulam que essas estatísticas não incluem trabalhadores migrantes. Essas estimativas colocam a quantidade instantânea ou total de pessoas que passaram a maior parte do dia em Shenzhen para pelo menos 18 milhões. [9]Shenzhen foi uma das cidades de mais rápido crescimento no mundo durante a década de 1990 e a década de 2000. [10] Uma pesquisa intercensal em todo o país de 2015 (mini-censo realizado cinco anos após o censo oficial em cada década) pesquisado para cada cidade do país registrou 11,389 milhões de residentes (9,186 milhões de residentes da cidade residente ( hukou ), o restante é considerado migratório que estavam presentes pelo menos seis meses do ano), enquanto o tamanho do agregado aumentou para 2,49 pessoas, de 2,11 em 2010, indicativo de aluguéis crescentes. [11] Aqueles que não estão presentes seis meses do ano não foram contabilizados.
A moderna paisagem urbana de Shenzhen é o resultado de sua vibrante economia tornada possível pelo rápido investimento estrangeiro desde a instituição da política de " reforma e abertura " no final de 1979, quando a SEZ foi estabelecida. [12]
Shenzhen é um importante centro financeiro no sul da China. A cidade é o lar da Bolsa de Valores de Shenzhen , bem como a sede de numerosas empresas multinacionais bem conhecidas, como Vanke , JXD , Hytera , CIMC , Shenzhen Airlines , Nepstar , Hasee , Ping An Bank , Ping An Insurance , China Merchants Banco , Tencent , ZTE , Huawei e BYD . [13] Shenzhen ocupa o 22º lugar na edição de 2017 daÍndice de Centros Financeiros Globais publicado pelo Grupo Z / Yen e Qatar Financial Center Authority . [14] Ele também tem um dos portos de contêiner mais movimentados do mundo. [15]
Conteúdo
[ esconder ]História [ editar ]
A habitação humana em Shenzhen remonta aos tempos antigos. Os primeiros restos arqueológicos até agora desenterrados são fragmentos de um local em Xiantouling, na baía de Dapeng , que remonta a 5000 aC. Da dinastia Han (século III aC) em diante, a área em torno de Shenzhen era um centro do monopólio do sal, merecendo assim uma proteção imperial especial. As panelas de sal ainda são visíveis em torno da área do Rio das Pérolas para o oeste da cidade e são comemoradas em nome do distrito de Yantian ( 盐田 , que significa "campos de sal"). [16] [17]
O assentamento em Nantou foi o centro político da área desde a antiguidade precoce. No ano 331 dC, seis municípios que abrangem a maior parte do sudoeste moderno de Guangdong foram incorporados em uma província ou "jun" (郡) chamado Dongguan com seu centro administrativo em Nantou. [16] [17] Além de ser um centro do comércio de sal politicamente e fiscalmente crítico, a área teve importância estratégica como ponto de parada para o comércio internacional. A rota de transporte principal para a Índia , a Arábia e o Império Bizantino começou em Guangzhou. Já no século VIII, as crônicas registraram a área de Nantou como um importante centro comercial e relataram que todos os navios estrangeiros no comércio de Cantão parariam ali. Foi também como um centro de defesa naval que protege as abordagens do sul do Rio das Pérolas. [18]
Shenzhen também esteve envolvida nos eventos que cercam o fim da dinastia Song do Sul (1276-79). A corte imperial, que fugiu das forças de Kublai Khan , estabeleceu-se na área de Shenzhen. Lu Xiufu , o então ministro-chefe, percebeu que tudo estava perdido e sabia que as forças da Mongólia logo assumiriam a área, ele preferia suicídio em vez de o imperador ser capturado, o que poderia trazer vergonha à dinastia. [16] [17] Ele pulou de um penhasco com o imperador Bing , com 7 anos, o último imperador da dinastia Song do Sul amarrado às suas costas, matando ambos. No final do século 19, o clã de Chiu ou Zhao (Zhao também era o apelido Imperial da música) em Hong Kong identificou que Chiwan(Chinês: 赤湾), uma área perto de Shekou como o último lugar de repouso do imperador e construiu uma tumba para ele. O túmulo, desde restaurado, ainda está no mesmo local. [19]
O mais cedo conhecido registrou que o nome Shenzhen poderia datar de 1410, durante a Dinastia Ming . [20] Pessoas locais chamaram os drenos nos arrozais "zhen" ( 圳 ). Shenzhen ( 深圳 ) significa literalmente "drenos profundos", já que a área já estava entrecruzada com rios e córregos, com drenos profundos dentro dos arrozais. O caráter 圳é limitado em distribuição a uma área da China do Sul com seus exemplos mais ao norte na província de Zhejiang, o que sugere uma associação com migração para o sul durante a Dinastia Song do Sul (séculos XII e XIII). [21]A cidade do condado de Xin'an, no moderno Nanshan, data da dinastia Ming, onde foi um importante centro naval na foz do rio das pernas. Nesta capacidade, foi fortemente envolvido em 1521 na ação chinesa de sucesso contra a frota portuguesa sob Fernão Pires de Andrade . Esta batalha, chamada de Batalha de Tunmen , foi travada no estreito entre Shekou e Nei Lingding Island . [18]
Em novembro de 1979, Bao'an County ( 宝安 县 ) foi promovido a nível de prefeitura , diretamente governado pela província de Guangdong . Foi renomeado Shenzhen, depois da cidade de Shenzhen. O centro administrativo do condado estava aproximadamente em torno da localização atual do Dongmen . [16] [17]
1980 em diante como uma Zona Económica Especial [ editar ]
Shenzhen foi escolhido para ser o primeiro dos cinco Zonas Económicas Especiais (SEZ) em maio de 1980. Inicialmente, a SEZ compreende uma área de apenas 327,5 km 2 do sul de Shenzhen, cobrindo os distritos atuais de Luohu , Futian , Nanshan e Yantian . O SEZ foi criado para ser um campo experimental para a prática do capitalismo de mercado dentro de uma comunidade orientada pelos ideais do " socialismo com características chinesas ". [22]
Em 1982 Bao'an County foi restabelecida, embora desta vez como parte de Shenzhen. O município foi convertido para se tornar o distrito de Bao'an , que estava fora da Zona Econômica Especial. Shenzhen foi promovido para uma cidade sub-provincial em março de 1983 e recebeu o direito da administração econômica provincial em novembro de 1988. [16] [17] Com uma população de 30 mil em 1980, o desenvolvimento econômico significou que, em 2008, a cidade teve 12 milhões de habitantes. [23]
Shenzhen tornou-se uma das maiores cidades da região do Delta do Rio das Pérolas , que é um pólo econômico da China, bem como a maior base de produção do mundo. [24]
Durante cinco meses, em 1996, Shenzhen foi sede do Conselho Legislativo Provisório e do Conselho Executivo Provisório de Hong Kong. [25]
Em 1 de julho de 2010, a Zona Económica Especial de Shenzhen foi expandida para incluir todos os distritos, um aumento de cinco vezes em relação ao tamanho da pré-expansão. Em agosto de 2011, a cidade organizou a 26 ª Universiada , um evento multi-esporte internacional organizado para atletas universitários. [26]
Geografia [ editar ]
Shenzhen | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Gráfico climático ( explicação ) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Shenzhen está localizado dentro do Delta do Rio das Pérolas , na fronteira com Hong Kong ao sul, Huizhou ao norte e nordeste, Dongguan ao norte e noroeste. Lingdingyang e Pearl River a oeste e Mirs Bay a leste e aproximadamente 100 quilômetros (62 milhas) a sudeste da capital provincial de Cantão . O município abrange uma área de 1.991.64 quilômetros quadrados (769 milhas quadradas), incluindo áreas urbanas e rurais, com uma população total de 10.358.381 no censo de 2010. [27] Faz parte da área construída do Pearl Delta River com 44.738.513 habitantes, espalhada por 9 municípios (incluindo Macau). A cidade é alongada, medindo 81,4 quilômetros de leste a oeste, enquanto a seção mais curta, de norte a sul, é de 10,8 quilômetros. [28]
Rios e reservatórios [ editar ]
Mais de 160 rios ou canais fluem através de Shenzhen. Existem 24 reservatórios dentro dos limites da cidade com uma capacidade total de 525 milhões de toneladas. [29]
Ilhas [ editar ]
Shenzhen é cercada por muitas ilhas. A maioria deles fica sob o território de áreas vizinhas, como a Região Administrativa Especial de Hong Kong e o distrito de Huiyang , Huizhou . Mas existem várias ilhas sob a jurisdição de Shenzhen, como Nei Lingding Island , Dachan Island (Tai Shan Island), Xiaochan Island, Mazhou, Laishizhou, Zhouzai e Zhouzaitou. (Veja lista de ilhas em Shenzhen )
Clima [ editar ]
Embora Shenzhen esteja situado a cerca de um grau ao sul do Trópico de Câncer , devido ao anticiclone da Sibéria, possui um clima subtropical húmido aquecido, monsoon e húmido ( Köppen Cwa ). Os invernos são leves e relativamente secos, em parte devido à influência do Mar da China Meridional, e a geada é muito rara; Começa a secar, mas torna-se progressivamente mais úmido e nublado. No entanto, a neblina é mais freqüente no inverno e na primavera, com 106 dias por ano relatando um pouco de nevoeiro. A primavera é a maior época do ano, e as chuvas começam a aumentar drasticamente em abril; A estação chuvosa dura até o final de setembro até o início de outubro. A monção atinge sua intensidade de pico nos meses de verão, quando a cidade também experimenta condições muito úmidas e quentes, mas moderadas; há apenas 2,4 dias de temperaturas de 35 ° C (95 ° F) +. [31] A região também é propensa a chuvas torrenciais, com 9,7 dias com 50 mm (1,97 pol) ou mais de chuva e 2,2 dias de pelo menos 100 mm (3,94 in). [31]A última parte do outono está seca. As médias anuais de precipitação são de cerca de 1.970 mm (78 in), algumas das quais são entregues em tufões que atingem o leste durante o verão e início do outono. As temperaturas extremas variaram de 0,2 ° C (32 ° F) em 11 de fevereiro de 1957 a 38,7 ° C (102 ° F) em 10 de julho de 1980. [32]
[ mostrar ]Dados climáticos para Shenzhen (1981-2010) |
---|
Divisões administrativas [ editar ]
Divisões administrativas de Shenzhen | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Código de divisão [33] | Divisão | Área em km 2 [34] | População 2010 [35] | Assento | Código postal | Subdivisões | |||
Subdistrito | Comunidades residenciais | ||||||||
440300 | Shenzhen | 1996.78 | 10.358.381 | Futian | 518000 | 70 | 775 | ||
440303 | Luohu | 78.75 | 923,421 | Subdistrito de Huangbei | 518000 | 10 | 115 | ||
440304 | Futian | 78.65 | 1.317.511 | Subdistrito de Shatou | 518000 | 10 | 115 | ||
440305 | Nanshan | 185,49 | 1.088.345 | Subdistrito de Nantou | 518000 | 8 | 105 | ||
440306 | Bao'an * | 398.38 | 2.638.917 | Subdistrito de Xin'an | 518100 | 10 | 123 | ||
440307 | Longgang * | 387,82 | 1.672.720 | Subdistrito de Longcheng | 518100 | 11 | 111 | ||
440308 | Yantian | 74,63 | 209,360 | Subdistrito de Haishan | 518000 | 4 | 23 | ||
440309 | Longhua | 175.58 | 1.379.460 | Subdistrito de Guanlan | 518110 | 6 | 100 | ||
440310 | Pingshan | 167,00 | 300.800 | Subdistrito de Pingshan | 518118 | 2 | 30 | ||
Guangming | 155,44 | 480.907 | Subdistrito de Guangming | 518107 | 6 | 28 | |||
Dapeng | 295.05 | 126.560 | Subdistrito Dapeng | 518116 | 3 | 25 | |||
Qianhai | |||||||||
|
[ show ]Divisões em chinês e variedades de romanizações |
---|
A Zona Econômica Especial (SEZ) incluiu apenas os distritos Luohu , Futian , Nanshan e Yantian até 1 de julho de 2010, quando o SEZ foi expandido para incluir todos os outros distritos, um aumento de cinco vezes em relação ao tamanho da pré-expansão.
Adjacente a Hong Kong no sul da China, a Luohu é o centro financeiro e comercial de Shenzhen. Futian, no coração da SEZ, é a sede do governo municipal. Ao oeste de Futian, Nanshan é o centro das indústrias de alta tecnologia. Anteriormente fora da SEZ, Bao'an e Longgang estão localizados no noroeste e no nordeste, respectivamente, no centro de Shenzhen. Yantian é a localização do porto de Yantian, o segundo terminal de contêiner mais movimentado da China continental e o terceiro mais movimentado do mundo.
Borda da Zona Económica Especial
As fronteiras terrestres entre Shenzhen SEZ e o resto da China existiam antes de 2010. A fronteira era conhecida como 二线 关 ( pinyin : èr xiàn guān ).
A fronteira foi criada desde o estabelecimento da SEZ. Inicialmente, o controle de fronteira era relativamente rigoroso, exigindo que os cidadãos não-Shenzhen obtivessem permissões especiais para entrar. Ao longo dos anos, os controles de fronteira gradualmente enfraqueceram, e o requisito de permissão foi abandonado.
Em 1 de julho de 2010, o controle de fronteira SEZ original foi cancelado e a Zona Econômica Especial de Shenzhen foi expandida para toda a cidade. A área de Shenzhen SEZ aumentou assim de 396 quilômetros quadrados (153 milhas quadradas) para 1.953 quilômetros quadrados (754 milhas quadradas). [36] Desde junho de 2015, as estruturas de fronteira não utilizadas foram demolidas e estão sendo transformadas em espaços verdes e parques urbanos. [37] [38] [39] Em 15 de janeiro de 2018, o Conselho de Estado aprovou a remoção da cerca de arame farpado criada para marcar o limite da SEZ. [40] [41]
Embora a Zona Económica Especial de Shenzhen tenha sido estendida para cobrir todo o Shenzhen, coloquialmente Shenzhen ainda é dito ser separado em duas áreas, com os quatro distritos originais que compõem o SEZ antes de 2010 como 关 内 ( pinyin : guān nèi ; literalmente: "dentro de a fronteira ") e o resto conhecido como 关 外 ( pinyin : guān wài , literalmente:" fora da fronteira "). [42]
Demografia [ editar ]
Shenzhen viu sua população e atividade desenvolverem-se rapidamente desde o estabelecimento da SEZ. Shenzhen tem uma população oficial de mais de 10 milhões. Cerca de seis milhões são trabalhadores migrantes não locais registrados que podem retornar à sua cidade natal nos fins de semana e morar em dormitórios de fábricas durante a semana. O crescimento da população de Shenzhen propriamente dito diminuiu para menos de um por cento por ano até 2013, com o crescimento espalhando-se sobre a fronteira municipal e formando uma área urbana contígua com cidades do sul de Dongguan e Huizhou . No entanto, devido à grande população de migrantes flutuantes não registrados que vivem na cidade, estimativas oficiais colocam a população de Shenzhen em cerca de 20 milhões dentro da área administrativa dada em qualquer momento específico. [43] [44]Shenzhen é a maior cidade migrante da China. [45]
Houve migração para o sul da província de Guangdong e o que é agora Shenzhen desde a dinastia Song do Sul (1127-1279), mas os números aumentaram dramaticamente desde que Shenzhen foi estabelecido na década de 1980. Na província de Guangdong, é a única cidade onde a língua local, cantonense, Hakka ou Teochew não é a língua principal; É mandarim que é falado principalmente, com migrantes de toda a China. Atualmente, a idade média em Shenzhen é inferior a 30. A faixa etária é a seguinte: 8,49% entre a idade de 0 e 14, 88,41% entre 15 e 59 anos e 3,1% com 65 anos ou mais. [46]
A estrutura da população tem uma grande diversidade, que vão desde intelectuais com alto nível de educação até trabalhadores migrantes com educação pobre. [47] Foi relatado em junho de 2007 que mais de 20% dos graduados chineses de doutorado trabalhavam em Shenzhen. [48] Shenzhen também foi eleito como uma das 10 melhores cidades da China para expatriados. Os expatriados escolhem Shenzhen como um lugar para se instalar por causa das oportunidades de trabalho da cidade, bem como a tolerância e a mente aberta da cultura, e até foi votado na cidade mais dinâmica da China e na cidade mais favorecida pelos trabalhadores migrantes em 2014.
De acordo com uma pesquisa do Departamento de Planejamento de Hong Kong, o número de passageiros transfronteiriços aumentou de cerca de 7.500 em 1999 para 44.600 em 2009. Mais da metade deles morava em Shenzhen. [49] Embora sejam vizinhos uns dos outros, os passageiros diários ainda precisam passar pelos pontos de controle de alfândega e imigração, uma vez que as viagens entre a SEZ e a Região Administrativa Especial (SAR) de Hong Kong são restritas.
Os residentes do continente que desejam entrar em Hong Kong para visitar são obrigados a obter uma "Permissão de entrada de saída para viajar de e para Hong Kong e Macau". Os residentes de Shenzhen podem ter um aval especial de 1 ano de viagem múltipla (mas um máximo de 1 visita por semana a partir de 13 de abril de 2015) Este tipo de endosso de saída é emitido somente para pessoas que têm hukou em certas regiões. [50] (Ver permissão de entrada de saída para viajar de e para Hong Kong e Macau.)
Área metropolitana [ editar ]
A área metropolitana abrangente foi estimada pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para ter, a partir de 2010 , uma população de 23,3 milhões. [51] [2]
Idiomas [ editar ]
Antes do estabelecimento da Zona Económica Especial , as comunidades locais indígenas podiam ser divididas em cantonistas e falantes de Hakka [52], que eram dois grupos sub-étnicos culturais e linguísticos vernácuos para a província de Guangdong. Duas variedades cantonenses foram faladas localmente. Uma era uma versão bastante padrão, conhecida como cantonês padrão . O outro, falado por várias aldeias ao sul de Fuhua Rd. foi chamado de dialecto Weitou . [53] Duas ou três aldeias de Hong Kong ao sul do rio Shenzhen também falam este dialeto. Isso é consistente com a área estabelecida por pessoas que acompanharam o tribunal do Song do Sul ao sul no final do século 13. [54]Novas gerações das comunidades cantonenses agora falam a versão mais padrão. Hoje, alguns aborígenes das comunidades falantes cantonenses e hakkás se dispersam em assentamentos urbanos (por exemplo, apartamentos e moradias), mas a maioria deles ainda se agrupa em suas tradicionais vilas urbanas e suburbanas . [55]
O afluxo de migrantes de outras partes do país alterou drasticamente o panorama linguístico da cidade, já que Shenzhen passou por uma mudança de linguagem em direção ao mandarim , que foi promovido pelo governo central chinês como lingua francanacional e falado nativamente pela maioria dos países dos imigrantes da província e seus descendentes. [56] [57] Apesar da ubiquidade do chinês mandarim, os dialetos locais, como cantonês , Hakka e Teochew, ainda são comumente falados entre os locais. Hokkien e Xiang também são observados às vezes. [citação necessária ]
Os falantes nativos de mandarim, cuja maioria são imigrantes fora da província, não estão dispostos a aprender cantonês, Hakka ou Teochew, devido às complexidades percebidas de aprender os dialetos, bem como o uso oficial do mandarim, a prioridade educacional e o uso como lingua franca. [58] No entanto, nos últimos anos, o multilinguismo está aumentando à medida que os descendentes de imigrantes começam a se equiparar à cultura local através de amigos, televisão e outros meios de comunicação. [59]
Religião [ editar ]
De acordo com o Departamento de Assuntos Religiosos do Governo Popular Municipal de Shenzhen, as duas principais religiões presentes em Shenzhen são o Budismo e o Taoísmo . Todo distrito também tem igrejas protestantes, igrejas católicas e mesquitas. [61] De acordo com uma pesquisa de 2010 realizada pela Universidade do Sul da Califórnia , aproximadamente 37% dos residentes de Shenzhen eram praticantes de religiões populares chinesas , 26% eram budistas, 18% taoístas, 2% de cristãos e 2% muçulmanos ; 15% não foram afiliados a nenhuma religião. [60]A maioria dos novos migrantes para Shenzhen contam com o patrimônio espiritual comum derivado da religião popular chinesa. [62][63] Shenzhen também hospeda a sede da Igreja do Santo Confúcio , criada em 2009. [64]
Economia [ editar ]
Visão geral econômica da cidade [ editar ]
Shenzhen foi a primeira das Zonas Económicas Especiais a estabelecer-se na China e mostrou o crescimento mais rápido, com uma taxa de crescimento muito alta de 40% ao ano entre 1981 e 1993, em comparação com o crescimento médio do PIB de 9,8% para o país como um todo. [65] O crescimento econômico mais tarde desacelerou após este início do ritmo acelerado. De 2001 a 2005, o PIB global de Shenzhen cresceu 16,3% anualmente em média. Desde 2012, o crescimento econômico diminuiu para cerca de 10% ao ano.
A produção econômica de Shenzhen está classificada como a terceira entre as 659 cidades chinesas (atrás de Pequim , Xangai ). A cidade ficou em 19º lugar no Índice de Centros Financeiros Globais de 2016. [66] No Índice de Centros Financeiros Globais de 2017 , Shenzhen classificou-se como o 22º centro financeiro mais competitivo do mundo. [67]
Em 2016, o PIB da Shenzhen totalizou US $ 303,37 bilhões, colocando-o a par com uma província chinesa de tamanho médio por termos do PIB total. A sua produção económica total é superior à de Portugal, República da Irlanda e Vietnã. Seu ppp per capita GDP foi de US $ 49.185 (população migrante não registrada não contada) a partir de 2016 , a par com países desenvolvidos, como Austrália e Alemanha .
Em 2017, a produção econômica de Shenzhen totalizou US $ 338 bilhões, superando a de Guangzhou, Hong Kong pela primeira vez e classificou o número 3 na China, apenas por trás de Xangai e Pequim. Seu novo status permitirá que a cidade se torne o principal motor econômico da Iniciativa da Área da Baía da China.
Shenzhen é um importante centro de produção na China. No setor financeiro, grandes bancos chineses, como Ping An Bank e China Merchants Bank, têm sua sede em Shenzhen.
Na década de 1990, Shenzhen foi descrito como construindo "um alto alto por dia e um boulevard a cada três dias". O horizonte de rápido crescimento de Shenzhen é considerado um dos melhores do mundo. Atualmente tem 59 edifícios com mais de 200 metros de altura, incluindo o Ping An Finance Center de 599 m de altura (o quarto edifício mais alto do mundo) e o Kingkey 100 de 442 m de altura (renomeado para KK100), o 14º edifício mais alto do mundo. [68]
Indústria de alta tecnologia [ editar ]
O setor econômico mais importante de Shenzhen está em seu papel de sede de muitas das empresas chinesas de alta tecnologia. Shenzhen é o lar de muitas empresas de alta tecnologia internacionalmente bem-sucedidas, incluindo Huawei , Tencent , BYD , Konka , Skyworth , Coolpad , ZTE , Gionee , TP-Link , DJI , BGI (Beijing Genomics Institute) , OnePlus , etc. [69] Outros As empresas chinesas de prestígio também possuem grandes centros de operação em Shenzhen, incluindo o China International Marine Containers, a maior empresa de fabricação de contêineres do mundo, [70] e Vanke , que está entre os maiores desenvolvedores imobiliários residenciais na China. [71] A maior empresa de Taiwan, a Hon Hai Group, possui uma grande fábrica localizada em Shenzhen. Muitas empresas estrangeiras de alta tecnologia têm seus centros de operações da China localizados no Parque de Ciência e Tecnologia do Distrito de Nanshan. [72]
Devido ao seu status único como a primeira "Zona Económica Especial" chinesa, a Shenzhen também é um terreno extremamente fértil para startups, seja por empresários chineses ou estrangeiros. Startups bem sucedidos incluem Petcube , Palette, WearVigo, Notch e Makeblock. [73] [74] Shenzhen também é a base de desenvolvimento de produtos do acelerador de inicialização de hardware, o HAX Accelerator (antigo HAXLR8R). [75]
Zonas industriais [ editar ]
- Shenzhen Hi-Tech Industrial Park (SHIP) foi fundada em setembro de 1996. Abrange uma área de 11,5 km 2 (4,4 milhas quadradas). As indústrias incentivadas na zona incluem Biotecnologia / Produtos Farmacêuticos, Materiais de Construção / Construção, Produção e Processamento de Produtos Químicos, Software de Computador, Montagem e Fabricação de Eletrônicos, Produção de Instrumentos e Equipamentos Industriais, Equipamentos e Suprimentos Médicos, Pesquisa e Desenvolvimento, Equipamentos de Telecomunicações.
- O Shenzhen Software Park está integrado ao Shenzhen Hi-Tech Industry Park, um importante veículo estabelecido pelo governo municipal de Shenzhen para apoiar o desenvolvimento da indústria de software. O Parque foi aprovado para ser a base da produção de software do Plano Nacional em 2001. A distância entre a Estrada Nacional 010 e a zona é de 20,8 km (12,9 mi). A zona está situada a 22 km (14 mi) do Aeroporto Internacional Shenzhen Bao'an. [76]
Bolsa de Valores de Shenzhen [ editar ]
A Bolsa de Valores de Shenzhen ( SZSE ) é uma bolsa de valores nacional mutualizada sob a China Regulatory Commission (CSRC), que fornece um local para negociação de valores mobiliários . [77] Um amplo espectro de participantes do mercado, incluindo 540 empresas listadas , 35 milhões de investidores registrados e 177 membros da bolsa, criam o mercado. Desde a sua criação em 1990, a SZSE cresceu com uma capitalização de mercado em torno de 1 trilhão de yuans (US $ 122 bilhões). Diariamente, cerca de 600.000 negócios, avaliados em US $ 807 milhões, operam no SZSE.
Cooperação econômica com Hong Kong [ editar ]
Hong Kong e Shenzhen têm estreitas relações comerciais, comerciais e sociais como demonstrado pelas estatísticas apresentadas abaixo. Exceto quando indicado, as estatísticas são tiradas de seções do site do governo de Hong Kong. [78]
A partir de setembro de 2016, existem nove pontos de passagem na fronteira entre Shenzhen e Hong Kong, entre os quais seis são conexões terrestres. De oeste para leste estes incluem o Shenzhen Bay Porto , Futian Porto , Porto de Huanggang , Kam Man Para Porto , Luohu Porto e Shatoujiao Porto . Em ambos os lados de cada uma dessas portas de entrada, há transporte rodoviário e / ou ferroviário. [79] [80]
Em 2006, havia cerca de 20.500 cruzamentos diários de veículos do limite em cada direção. Destes 65 por cento eram veículos de carga, 27 por cento de carros e os ônibus e treinadores restantes. O cruzamento de Huanggang foi mais utilizado em 76 por cento do total, seguido pelo cruzamento de Futian em 18 por cento e Shatoujiao a 6 por cento. [81] Dos veículos de carga, 12.000 por dia eram transportadores de contentores e, com uma taxa de 1.44 teus / veículo, isso resulta em 17.000 teus / dia através do limite, [82] enquanto o porto de Hong Kong tratava 23.000 teus / dia durante 2006 , excluindo o comércio de transbordo. [83]
O comércio com Hong Kong em 2006 foi de US $ 333 bilhões de importações, das quais US $ 298 bilhões foram reexportados. Destes números 94 por cento foram associados com a China. [84] Considerando que 34,5 por cento do valor do comércio de Hong Kong é frete aéreo (apenas 1,3 por cento em peso), uma grande proporção disso está associada com a China também. [85]
Também em 2006, o fluxo diário médio de passageiros através das quatro conexões abertas naquela época era de mais de 200 mil em cada direção, dos quais 63% usavam a conexão ferroviária Luohu e 33% a conexão rodoviária de Huanggang. [80]Naturalmente, tais volumes elevados exigem um tratamento especial, e o maior grupo de pessoas que atravessam a fronteira, moradores de Hong Kong com cidadania chinesa, usam apenas um cartão de identificação biométrico ( Home Return Permit ) e um leitor de impressão digital. Como ponto de comparação, o Aeroporto Chek Lap Kok de Hong Kong, o 5º aeroporto internacional mais movimentado do mundo, lidou com 59 mil passageiros por dia em cada direção. [85]
Hong Kong realiza inquéritos regulares sobre movimentos de passageiros de fronteira, sendo o mais recente em 2003, embora a pesquisa de 2007 seja relatada em breve [ quando? ]. Em 2003, os cruzamentos das fronteiras para os residentes de Hong Kong que vivem em Hong Kong fizeram 78% das viagens, um aumento de 33% em relação a 1999, enquanto que Hong Kong e chineses da China representaram 20% em 2006, um aumento de 140% acima de 1999 figura. Desde então, o movimento foi feito muito mais fácil para os residentes da China e, desse modo, o grupo provavelmente ainda aumentou ainda mais. Outras nacionalidades representaram 2% dos cruzamentos de fronteiras. Destas viagens, 67% foram associadas a Shenzhen e 42% eram para fins comerciais ou de trabalho. Das viagens não comerciais, cerca de um terço foram para visitar amigos e parentes e o resto por lazer. [86]
Após as tentativas de Shenzhen de serem incluídas no projeto da ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau foram rejeitadas em 2004, uma ponte separada foi concebida conectando Shenzhen no lado leste do Delta do Rio das Pérolas com a cidade de Zhongshan no lado ocidental: o Shenzhen- Ponte de Zhongshan .
Qianhai [ editar ]
Qianhai , que significa "previsão" em língua chinesa, formalmente conhecido como Qianhai Shenzhen-Hong Kong Modern Service Industries Cooperation Zone, é "uma exploração útil para a China para criar um novo layout de abertura com um sistema econômico mais aberto". [87] Uma área de 15 km² localizada no oeste de Shenzhen, Qianhai fica no coração do Delta do Rio das Pérolas, adjacente ao aeroporto internacional de Shenzhen. Estratégicamente posicionado como uma zona para a inovação e o desenvolvimento de serviços modernos, a Qianhai facilitará uma cooperação mais estreita entre Hong Kong e a China continental, além de atuar como catalisador da reforma industrial no Delta do Rio das Pérolas. [88]Com o objetivo de afrouxar as restrições da conta de capital, as autoridades de Qianhai indicaram que os bancos de Hong Kong terão permissão para estender empréstimos de RMB comerciais às entidades do continente terrestre de Qianhai. O People's Bank of China também indicou que esses empréstimos, pela primeira vez, não estarão sujeitos às taxas de referência estabelecidas pelo banco central para todos os outros empréstimos no resto da China. De acordo com Anita Fung, da HSBC , "Esta nova medida sobre empréstimos transfronteiriços reforçará a cooperação entre Hong Kong e Shenzhen e acelerará a convergência transfronteiriça". [87]
Arquitectura da cidade [ editar ]
O prédio mais alto de Shenzhen é o Centro de Finanças Ping An Finance , de 599 metros e 115 , que também é o segundo mais alto da China e o quarto edifício mais alto do mundo . [89] O segundo edifício mais alto é o Kingkey 100 , que eleva 441,8 metros (1.449 pés) e contém 100 andares de escritórios e espaços hoteleiros. [90] Shenzhen também é o lar da Praça Shun Hing (Edifício Diwang), a mais alta da Ásia (se a antena for levada em conta) quando foi construída em 1996. [91] [92] A maioria dos arranha-céus da cidade são concentrado em Nanshan , Luohu e Futiandistritos. SEG Plaza , em Huaqiangbei , também é um marco notável a uma altura de 356 metros (291,6 metros para o telhado [93] ). Guomao Building foi, além disso, o edifício mais alto da China quando foi concluído em 1985. [94]
Há um número significativo [ vago ] de supertalls propostos, aprovados ou em construção que estão bem acima de 300 m (984 pés) em Shenzhen. Alguns que foram concluídos ou completados desde 2014 incluem a sede da China Resources , Riverfront Times Square , China Chuneng Tower , Hanking Center , Hon Kwok City Center , Chang Fu Jin Mao Tower , Zhongzhou Holdings Financial Center , East Pacific Business Center , One Shenzhen Bay Tower 7 e Shum Yip Upperhills , entre outros.
Havia mais arranha-céus concluídos em Shenzhen no ano de 2016 do que em todo o EUA e Austrália combinados, tal é a taxa em que o horizonte está sendo transformado. [95]
Transporte [ editar ]
Road [ editar ]
Desde fevereiro de 2003, o cruzamento da fronteira rodoviária em Huanggang e Lok Ma Chau em Hong Kong está aberto 24 horas por dia. A viagem pode ser feita por veículo privado ou de ônibus. Em 15 de agosto de 2007, abriu-se o cruzamento da fronteira pedestre Lok Ma Chau-Huanggang, ligando a estação Lok Ma Chau com Huanggang. Com a abertura do cruzamento, os autocarros entre o intercâmbio de transportes Lok Ma Chau e Huanggang foram encerrados.
A ponte prevista de Shenzhen-Zhongshan conectará Shenzhen no lado leste do Delta do Rio das Pérolas com a cidade de Zhongshan no lado ocidental. Ele consistirá em uma série de pontes e túneis, a partir do Aeroporto Internacional Bao'an no lado de Shenzhen. A construção do link proposto de 51 km (32 mi) de oito linhas está programada para começar em 2015, com a conclusão prevista para 2021.
Os táxis são medidos e vêm em quatro cores. Os táxis vermelhos podem viajar por toda a cidade. Os táxis verdes estão restritos a viajar fora da Zona Econômica Especial de Shenzhen (SEZ) (distritos de Futian, Nanshan, Luohu e Yantian). Por outro lado, os táxis amarelos menos comuns, cobrando o mesmo que os vermelhos, correm apenas dentro do Shenzhen SEZ original. Um táxi elétrico recentemente introduzido custa semelhantes aos vermelhos e amarelos, sem ter nenhuma sobretaxa de combustível cobrada.
Há também serviços freqüentes de ônibus e van do Aeroporto Internacional de Hong Kong para Huanggang e a maioria dos principais hotéis em Shenzhen. Um serviço de ônibus operado pela Chinalink Bus Company opera a partir da Estação Kowloon na linha MTR Airport Express (abaixo do Elements Mall ) direto ao aeroporto internacional de Shenzhen . [96]
A partir de 29 de dezembro de 2014, Shenzhen proibiu veículos de passageiros com placas de matrícula emitidas em outros lugares de quatro dos principais distritos de Shenzhen durante horários de pico nos dias úteis. [97]
Porto [ editar ]
O litoral de 260 quilômetros da cidade é dividido pela principal massa terrestre de Hong Kong (nomeadamente os novos territórios e a península de Kowloon ) em duas metades, o leste e o oeste. A área do porto ocidental de Shenzhen fica a leste de Lingdingyang,no estuário do rio das peruanas, e possui um porto de águas profundas com excelentes abrigos naturais. São cerca de 20 milhas náuticas (40 km) de Hong Kong para o sul e 60 milhas náuticas (110 km) de Guangzhou para o norte. Ao passar pelo sistema de Pearl River, a área do porto ocidental está conectada com as cidades e municípios nas redes do Delta do Rio das Pérolas; passando On See Dun via fluvial, estende todos os portos tanto em casa como no exterior.
Shenzhen ocupou um número recorde de contêineres em 2005, classificando-se como o terceiro porto mais movimentado do mundo , após o aumento do comércio aumentou os embarques de carga através da cidade. A China International Marine Containers e outros operadores do porto manipularam 16,2 milhões de caixas padrão de 20 pés (6,1 m) no ano passado, um aumento de 19%. Os investidores em Shenzhen estão se expandindo para aproveitar o aumento do volume.
Yantian International Container Terminals , terminais de contentores de Chiwan , Shekou Container Terminals, China Merchants Porte Shenzhen Haixing (porta Mawan) são os principais terminais portuários de Shenzhen. [98]
Air [ editar ]
Donghai Airlines , Shenzhen Airlines e Jade Cargo International estão localizadas no Aeroporto Internacional Shenzhen Bao'an . [99] [100] O aeroporto fica a 35 quilômetros do centro de Shenzhen e liga a cidade com muitas outras partes da China e serve destinos domésticos e internacionais. O aeroporto também serve como um centro de carga da Ásia-Pacífico para a UPS Airlines . [101] Shenzhen Donghai Airlines tem sua sede nas instalações da Shenzhen Airlines na propriedade do aeroporto. [102] A SF Airlines tem sua sede no Centro de Envio Internacional. [103]
Ferroviária [ editar ]
A Estação Ferroviária de Shenzhen está localizada na junção de Jianshe Road, Heping Road e Renmin Nan Road e fornece links para diferentes partes da China. Existem trens regionais de alta velocidade freqüentes para Guangzhou, além de trens de longa distância para Pequim, Xangai, Changsha, Jiujiang, Maoming, Shantou e outros destinos. O trem da estação Hung Hom MTR de Hong Kong para os cruzamentos fronteiriços Lo Wu e Lok Ma Chau leva 43 minutos e 45 minutos, respectivamente.
Shenzhen West Station está localizada em Qianhai , Nanshan . Esta estação é usada para um pequeno número de trens de longa distância, como os de Hefei .
Shenzhen North Railway Station abriu em 2011 em Longhua . [104] [105] A estação está atualmente lidando com trens de alta velocidade para Guangzhou South, Guangzhou North, Changsha, Wuhan, Pequim e estações intermediárias no Beijing-Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong HSR . [106]
A Estação Ferroviária do Shenzhen East foi inaugurada em dezembro de 2012. Foi originalmente chamada de estação de Buji após o subúrbio localizado e foi uma estação de Grau 3 ao longo da Estrada de ferro de Guangshen sem serviços de passageiros. Agora, após reformas maciças, atualmente lida principalmente com serviços ferroviários regionais. [107]
A Estação Ferroviária de Pingshan está concluída em 2013 para atender trens de alta velocidade no Xiamen-Shenzhen HSR, que abriu em 2013.
A Estação Ferroviária de Futian foi completada até o final de 2015. É completamente subterrânea, localizada no centro de seu distrito de Futian. A localização central significa que ele se tornará o ponto focal para a maioria dos serviços de trem de alta velocidade na rota Beijing-Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong HSR após a conclusão. A conexão com a Estação Ferroviária West Kowloon em Hong Kong está programada para ser concluída no final de 2018, permitindo viagens de comboio transfronteiriças de 15 minutos.
Metro [ editar ]
O sistema do Metro de Shenzhen abriu em 28 de dezembro de 2004. A fase I tinha apenas duas linhas: a linha Luobao (agora linha 1) e a linha Longhua (agora linha 4). A linha Luobao correu de Luohu (intercâmbio para a estação MTR Lo Wu e da estação ferroviária de Shenzhen) para Window of the World (Overseas Chinese Town). A linha Longhua correu de Huang Gang (agora Futian Checkpoint) para Shaonian Gong (agora o Palácio das Crianças). Em junho de 2011, o Metro de Shenzhen prolongou a Linha 1 e a Linha 4. A linha 1 é executada de Luohu para o Aeroporto Bao'an de Shenzhen e a Linha 4 (agora operada pela MTR de Hong Kong ) é executada do Ponto de Verão de Futian até o Qinghu. Também em junho de 2011, três linhas da Fase II abriram antes do 26º Universiade deVerão . Eles são a Linha 2 (de Chiwanpara Xinxiu ), Linha 3 (de Yitian para Shuanglong ) e Linha 5 (de Qianhaiwan para Huangbeiling ). [108] O primeiro lote de linhas na Fase III, Linha 11 , abriu em junho de 2016. As linhas 7 e 9 abriram no final de 2016. A partir de então, o Metro de Shenzhen tem 8 linhas, 199 estações e 286 quilômetros (178 mi) ) [109] [110] das linhas em operação. Isso fez do metro de Shenzhen um dos dez melhores sistemas de metrô do mundo. [111] Várias linhas e extensões adicionais como parte do segundo lote de expansão da Fase III estão em construção e serão abertas até 2020. Uma série de linhas de Fase IV começará a construção em 2017.
Sea [ editar ]
O Terminal de passageiros Shekou em Shekou fornece transporte regular de ferry para e de Zhuhai , Macau , Aeroporto Internacional de Hong Kong , Kowloon e Ilha de Hong Kong . [112]
Fuyong Passenger Terminal em Bao'an, perto do aeroporto, prestam serviços para e de Hong Kong ( Aeroporto Internacional de Hong Kong ) e Macau ( Terminal Temporário de Ferry de Taipa e Terminal de Ferry de Porto Exterior ) [113]
Destinos turísticos, parques e resorts [ editar ]
As principais atrações turísticas de Shenzhen incluem a China Folk Culture Village , Janela do Mundo , Happy Valley , Splendid China , o Safari Park no distrito de Nanshan , Chung Ying Street (uma rua que divide Shenzhen e Sha Tau Kok , Hong Kong), Xianhu Botanical Gardens , Minsk World , entre outros. A cidade também oferece entrada gratuita para mais de vinte parques da cidade públicos [114] , incluindo Parque do Povo , Lianhuashan Parque , Parque de Lizhi, Zhongshan Park , e Wutongshan Parque .
Overseas Chinese Town (OCT) [ editar ]
O desenvolvimento da OCT East (东部 华侨城) no Yantian District também é um ponto de encontro de eventos, com os parques temáticos Ecoventure Valley (大侠 谷) e Tea Stream Resort Valley (茶 溪谷), três cidades temáticas cênicas, dois golfe de 18 buracos cursos e oito hotéis temáticos. A OCT East juntou-se em 2012 pelo desenvolvimento da OCT Bay (欢乐 海岸) em Nanshan, que trouxe mais atrações, incluindo um centro de exposições, hotéis e residências, uma praia artificial chamada CoCo Beach e um cinema IMAX. [115]
Shekou [ editar ]
Shekou é uma antiga zona industrial com uma comunidade residencial amplamente expatriada, também abriga um grande distrito comercial chamado Sea World (海上 世界), onde um antigo navio de cruzeiro francês Minghua (明 华) (conhecido em francês anteriormente como MS Ancerville ) é cimentado no chão para se tornar um complexo hoteleiro. [116] Shekou foi expandido e renovado nos últimos anos, parcialmente através de recuperação de terras .
Happy Valley [ editar ]
Happy Valley (欢乐谷) é um dos maiores parques de diversões em Shenzhen.
Praias [ editar ]
Praias em Shenzhen incluem Dameisha e Xiaomeisha em Yantian e Xichong Beach, no sul da península de Dapeng .
Museus e exposições [ editar ]
- Centro de Convenções e Exposições de Shenzhen
- Shenzhen Civic Center
- Centro Cultural de Shenzhen , onde estão localizados o Centro de Música e a Biblioteca Central da cidade
- Shenzhen Shekou Maritime Museum abriu ao público na quinta-feira 29 de junho [117]
- Ele Xiangning Art Museum
- Museu de Arte Guan Shanyue
- Terminal de Arte Contemporânea OCT
Media [ editar ]
Shenzhen News (深圳 晚报) é um jornal em chinês que serve Shenzhen.
Shenzhen Daily é uma fonte de notícias de língua inglesa para Shenzhen. Abrange também notícias locais, nacionais e internacionais.
ShekouDaily.com é uma mídia online que fornece notícias e recursos que se concentram no subdistrito de Shekou no distrito de Nanshan, em Shenzhen. [118]
Esportes [ editar ]
O ginásio previsto do Centro de Esportes da Universidade de Shenzhen será um dos locais para a Copa do Mundo de Basquete FIBA de 2019 . [119]
Shenzhen tem dois clubes de futebol locais, Shenzhen FC e Shenzhen Renren FC , que jogam jogos em casa no 4000 capacidade Bao'an Stadium . O Shenzhen FC foi um dos primeiros clubes de futebol profissional em Guangdong , originalmente de propriedade de membros, depois se voltou para a participação. [120] A equipe ganhou o título da Super Liga chinesa na temporada de 2004, apesar dos graves problemas financeiros que deixaram os jogadores não pagos por sete meses. [121] [122] A equipe atualmente joga na China League One , o segundo nível do sistema de competição de futebol chinês.
O Estádio Shenzhen é um estádio polivalente que hospeda muitos eventos. O estádio está localizado no distrito de Futian e tem uma capacidade de 32.500. Foi construído em junho de 1993, com um custo de 141 milhões de RMB. O 26th Summer Universiadefoi realizado em Shenzhen em agosto de 2011. [123] Shenzhen construiu os locais esportivos para este primeiro grande evento esportivo na cidade. [124]
Shenzhen Dayun Arena é uma arena polivalente. Foi concluído em 2011 para a Universiade de Verão de 2011 . É usado para os eventos de basquete , hóquei no gelo e ginástica . A Arena é o lar do Kunlun Red Star WIH da CWHL .
Shenzhen também é um destino popular para skatistas de todo o mundo, devido à arquitetura da cidade e suas leis de skate laxas. [125]
Educação [ editar ]
Faculdades e universidades [ editar ]
- Universidade de Shenzhen
- Shenzhen Polytechnic
- Instituto de Tecnologia de Shenzhen ( 深圳 技师 学院 )
- Universidade de rádio e televisão de Shenzhen
- Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen
- Escola de Graduação de Shenzhen da Universidade de Pequim
- Escola de Graduação de Shenzhen da Universidade de Tsinghua
- Escola de Graduação de Shenzhen do Instituto de Tecnologia de Harbin
- Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul (SUSTech)
- Universidade de Pequim HSBC Business School
- Shenzhen Institutos de Tecnologia Avançada , Academia Chinesa de Ciências
- Universidade chinesa de Hong Kong, Shenzhen
- Shanghai Jiao Tong University Antai Economics Management College, Shenzhen
Escolas internacionais [ editar ]
- Shenzhen American International School
- Escola Internacional Shekou
- Escola Japonesa de Shenzhen
- QSI International School of Shenzhen
- Escola Internacional de Nanshan Shenzhen
- Escola Internacional Coreana em Shenzhen
- Universidade de Shenzhen de Educação Internacional
Cidades irmãs [ editar ]
Shenzhen tem sido muito ativo no cultivo das relações da cidade irmã. Em outubro de 1989, o prefeito de Shenzhen, Li Hao, e uma delegação viajaram para Houston para participar da cerimônia de assinatura, estabelecendo uma relação irmã entre Houston e Shenzhen. [126] Houston tornou-se a primeira cidade irmã de Shenzhen. Até 2015, Shenzhen estabeleceu uma relação de cidade irmã com 25 cidades do mundo.
- Houston , Estados Unidos, março de 1986
- Brescia , Itália, novembro de 1991
- Brisbane , Austrália, junho de 1992
- Poznań , Polónia, julho de 1993
- Vienne , França, outubro de 1994
- Kingston, Jamaica , março de 1995
- Lomé , Togo, junho de 1996
- Nuremberg , Alemanha, maio de 1997 [127]
- Brabante valão , Bélgica, outubro de 2003
- Tsukuba , Japão, junho de 2004
- Gwangyang , Coréia do Sul, outubro de 2004
- Johor Bahru , Malásia, julho de 2006
- Perm , Rússia, 2006
- Turim , Itália, janeiro de 2007
- Timişoara , Romênia, fevereiro de 2007
- Hull , Reino Unido
- Rotherham , Reino Unido, novembro de 2007
- Luxor , Egito, 6 de setembro de 2007
- Reno, Nevada , Estados Unidos, 30 de abril de 2008
- Samara , Rússia, 19 de dezembro de 2008
- Montevidéu , Uruguai fevereiro de 2009
- Kalocsa , Hungria, 2011
- Haifa , Israel, 2012
- Barcelona , Espanha Julho de 2012
- Apia , Samoa, agosto de 2015
Veja também [ editar ]
- Índice de artigos relacionados com Shenzhen
- Divisões administrativas da República Popular da China
- Economia da China
- Lista de cidades gêmeas e cidades irmãs na China
Referências [ editar ]
- ^ "2017 年 深圳 经济 有 质量 稳定 发展" [Em 2017, a economia de Shenzhen terá qualidade e desenvolvimento estáveis] (em chinês).
- ^ a b Revisões de Política Urbana da OCDE: China 2015, edição OECD READ . OECD iLibrary . OCDE . 18 de abril de 2015. p. 37. doi : 10.1787 / 9789264230040-pt . ISBN 9789264230033. ISSN 2306-9341 . Ligado da OCDE aqui
- ^ Modelo: Http: //www.sztj.gov.cn/xxgk/tjsj/tjfx/201802/t20180201 10762739.htm
- ^ "Relatório para países e assuntos selecionados" . www.imf.org .
- ^ "ShenZhen Governo Online" . Retirado em 25 de maio de2015 .
- ^ "中央 机构 编制 委员会 印发" 关于 副 省级 市 若干 问题 的 意见 "的 通知. 中 编发 [1995] 5 号" . 豆丁 网. 19 de fevereiro de 1995. Arquivado no original em 29 de maio de 2014 . Consultado em 28 de maio de 2014 .
- ^ a b Fish, Isaac Stone (25 de setembro de 2010). "Um novo Shenzhen" . Newsweek . Consultado em 29 de abril de 2014 .
- ^ "2000 - 2014 年 各市 年末 常住 人口 数 _ 2015 年 广东 统计 年鉴 查阅 和 Excel 下载 _ 数 析 网 (tjsql.com)" . www.tjsql.com . Recuperado 1 de maio de 2016 .
- ^ "深圳 人口 之 谜 到 了 破解 之 时 2100 万 到底 是 真是 假 _ 房产 资讯 - 深圳 搜房网" . news.sz.fang.com (em chinês) . Retirado em 17 de abril de 2017 .
- ^ "Shenzhen" . US Commercial Service. 2007. Arquivado a partir do original em 12 de abril de 2015 . Retirado 28 de fevereiro de 2008 .
- ^ "深圳 市 统计局" . www.sztj.gov.cn . Recuperado 17 de setembro de 2017 .
- ^ "Shenzhen continua a liderar a reforma e a abertura da China". Retirado em 9 de setembro de 2016 .
- ^ "Dentro de Shenzhen: Silicon Valley da China" . The Guardian . Retirado em 25 de maio de 2015 .
- ^ "The Global Financial Centres Index 19" . Long Finance. Março de 2016.
- ^ "O JOC Top 50 World Container Ports" . Retirado em 25 de maio de 2015 .
- ^ a b c d e 深圳 市政府 (12 de julho de 2011). "深圳 概貌" . 深圳 政府 在线 . Arquivado no original em 4 de novembro de 2011 . Retirado em 25 de outubro de 2011 .
- ^ a b c d e 央视 国际 (7 de agosto de 2003). "深圳 历史 沿革" . 中国 中央 电视台. Retirado em 25 de outubro de 2011 .
- ^ a b Rule, Ted e Karen, "Shenzhen, o livro", Hong Kong 2014
- ^ "少帝 在 赤湾" Shenzhen 2005
- ^ 深圳 地名 网 (27 de maio de 2010). "深圳 地名" . 深圳 政府 在线 . Retirado 14 de novembro de 2011 .
- ^ Zhou e você, 方言 与 中国 文化, Shanghai Renmin Chubanshe 2006
- ^ "O espírito de empreendimento desaparece: o capitalismo na China" . The Economist . 394 (8666): 61. 23 de janeiro de 2010 . Retirado em 28 de janeiro de 2010 .
- ^ Yeung, Yue-man (Outono 2009). "Abertura e reforma da China em 30: Retrospect e Prospect". China Review . Chinese University Press. 9 (2): 160. JSTOR 23462283 .
- ^ "Relatório da ONU: maiores cidades do mundo se fundindo em 'mega-regiões ' " . Retirado em 9 de setembro de 2016 .
- ^ "Conselho Legislativo da Região Administrativa Especial de Hong Kong - História do Legislativo" . Retirado em 25 de maio de 2015 .
- ^ "Universiade Shenzhen 2011" . Recuperado 19 de junho de2016 .
- ^ "China: Divisão Administrativa de Guăngdōng / 广东 省" . Retirado em 25 de maio de 2015 .
- ^ "Shenzhen Fatos, Geografia, Clima, Transporte em Shenzhen" . www.TopChinaTravel.com . Recuperado 17 de setembro de 2017 .
- ^ "市 情 概貌" . Retirado em 9 de setembro de 2016 .
- ^ "深圳 310 条 河流 173 条 黑 脏 臭 径流 小 先天 先天 的 硬伤". Retirado em 9 de setembro de 2016 .
- ^ a b c "[气候 统计] 深圳 市 气候 资料 (来源 : 深圳 市 气象 局)"[气候 统计] 深圳 市 气候 资料 (来源 : 深圳 市 气象 局)(em chinês). Gabinete Meteorológico de Shenzhen. Arquivado no original em 3 de julho de 2015 . Retirado 14 de maio de 2015 .
- ^ "Temperaturas extremas ao redor do mundo" . Retirado em 4 de fevereiro de 2014 .
- ^ "中华人民共和国 县 以上 行政 区划 代码" . 中华人民共和国 民政部.
- ^ 深圳 市 统计局. 》 深圳 统计 年鉴 2014》 .深圳 统计 网 . 中国统计出版社 . Consultado em 29 de maio de 2015 .
- ^ shi, Guo wu yuan ren kou pu cha ban gong; conselho, Guo jia tong ji ju ren kou ele jiu ye tong ji si bian = Tabulação sobre o recenseamento populacional de 2010 da república popular da China pelo município / compilado pelo escritório do recenseamento da população no estado; população, departamento de; estatísticas, estatísticas do emprego, bureau nacional de (2012). Zhongguo 2010 nian ren kou pu cha fen xiang, zhen, jie dao zi liao (Di 1 ban. Ed.). Beijing Shi: Zhongguo tong ji chu proibida ela. ISBN 978-7-5037-6660-2 .
- ^ "Anúncio oficial PRC" . gov.cn . Retirado em 9 de janeiro de2011 .
- ^ "二线关景观改造方案出炉涉及8个主要的二线关口(Os planos para a reconstrução paisagem ErXianGuan foram anunciados, envolvendo 8 grandes passagens antiga fronteira" .深圳本地宝(sz.bendibao.com) . 2 mar 2016. Retirado em 31 de março de2016 .
- ^ Copyright @ 中国 时刻 网 、 深圳 广播 电影 电视 集团. "政协 论坛 二线 关 : 将 说 真正 的 再见 (下) 2015-11-29_ 政协 论坛 _ 电视 _CUTV 深圳 台" . sztv.CUTV.com . Recuperado 17 de setembro de 2017 .
- ^ "二线 关 将 说 真正 真正 的 的 的 检查 物理 物理 设施 将 全部 清除 _ 深圳 新闻 _ 深圳 新闻 网" . www.sznews.com . Recuperado 17 de setembro de 2017 .
- ^ "Shenzhen para remover o limite desatualizado em torno da zona econômica - Chinadaily.com.cn" . www.chinadaily.com.cn . Retrieved 2018-01-16 .
- ^ "国务院 关于 同意 撤销 深圳 经济 特区 管理 线 线 的 的 (国 函 〔2018〕 3 号) 政府 信息 公开 专栏" . www.gov.cn . Retrieved 2018-01-16 .
- ^ "深圳 规划 合并 关 内 关 外 取消 区 级 政府" . Retirado em 10 de setembro de 2016 .
- ^ 李 注. "深圳 将 提高 户籍 人口 比例 今年 有望 新增 38 万 _ 深圳 新闻 _ 南方网" . sz.Southcn.com . Recuperado 18 de abril de 2017 .
- ^ "深圳 大幅 放宽 落户 政策 政策 户籍 户籍 人口 增幅 有望 超过 10%" . finance.Sina.com.cn . Recuperado 18 de abril de 2017 .
- ^ Espere o Inesperado - Bettys-Story & id = 6820539
- ^ "Composição etária e Relação de Dependência da População por Região (2004)" . Estatísticas da China 2005 . Retirado em 5 de julho de 2010 .
- ^ Governo de Shenzhen Online,Vida dos Cidadãos(Recuperado daMáquina Wayback)
- ^ Shenzhen Daily13 de junho de 2007
- ^ "Passageiros transfronteiriços vivem muito entre Hong Kong e Shenzhen | Revista Feed - HKBU MA International Journalism Student Stories" . journalism.hkbu.edu.hk . Retrieved 2017-05-27 .
- ^ "广东 省 公安厅 出入境 政务 服务 网" . www.gdcrj.com . Retrieved 2017-05-27 .
- ^ CNBC.com, Justina Crabtree; Especial para (20 de setembro de 2016). "Um conto de megacidades: as maiores metrópoles da China" . CNBC .
slide 2
- ^ "深圳 客家人 的 來歷 和 客家 民居 Origens Hakka e Assentamentos em Shenzhen" . 中國 國際 廣播 電臺 國際 線上 . Retirado em 16 de abril de 2012 .
- ^ "dial 頭 話 dialeto Weitou" . Retirado em 16 de abril de 2012.
- ^ Regra, Ted e Karen, Shenzhen, o livro Hong Kong 2014
- ^ 張 ZHANG, 武 武 Zewu. "Uma discussão sobre a história e as conseqüências das aldeias urbanas em Shenzhen" .
- ^ 秦 CHUN, 煜 煜 Bing Yuk (07 de julho de 2006). "深圳 成 粵語 圈 中 普通話 區 Shenzhen torna-se a área de mandarim em uma região cantonesa" .文匯報 Wenweipo . Retirado em 16 de abril de 2012 .
- ^ "深圳 將 粵語 精髓 融入 普通話 Incorpor Shenzhen Incorpora Essência Cantonesa em Mandarim" .南方網 . 15 de fevereiro de 2012 . Retirado em 16 de abril de 2012 .
- ^ "中华人民共和国 国家 通用 语言 文字 法 O National Lingua Franca e Orthography Act-- República Popular da China" . Comité Permanente do Congresso Nacional do Povo . Retirado em 3 de maio de 2012 .
- ^ He, Huifeng. "Adolescentes de Shenzhen na moda lideram o renascimento cantonês" . South China Morning Post . South China Morning Post . Retirado em 16 de junho de 2013 .
- ^ um b Demografia da religião em Shenzhen ( arquivado ) para o " 6 sob 60 " projeto de pesquisa pela University of Southern California. Veja também os dados de Lani Heidecker para o Projeto de Geografia de Shenzhen ( arquivado ).
- ^ "中共 深圳 市委 统战部 (市 民族 宗教 事务 局, 市 侨务 办公室, 市 侨联)" . www.tzb.sz.gov.cn . Consultado em 27 de maio de2017 .
- ^ Fan, Lizhu; Whitehead, James D. (2011). "Espiritualidade em uma metrópole chinesa moderna". Em Palmer, David A .; Shive, Glenn; Wickeri, Philip L.,Vida religiosa chinesa. Imprensa da Universidade de Oxford. ISBN 9780199731381
- ^ Fan, Lizhu; Whitehead, James D. (2013). "Destino e fortuna: religião popular e capital moral em Shenzhen". Journal of Chinese Religions, 32. pp. 83-100.
- ^ Payette, Alex. "Shenzhen Kongshengtang: confucionismo religioso e governança moral local". Papel da Religião na Vida Política, Painel RC43, 23º Congresso Mundial de Ciência Política, 19–24 de julho de 2014.
- ^ Wei Ge (1999). "Capítulo 4: o desempenho das zonas econômicas especiais". Zonas Económicas Especiais e a Transição Econômica na China . Publicação científica mundial Co Pte Ltd. pp. 67-108. ISBN 978-9810237905 .
- ^ Yeandle, Mark. "GFCI 19 The Overall Rankings" . www.longfinance.net . Retrieved 2017-05-27 .
- ^ "O índice dos centros financeiros globais 21" (PDF) . Long Finance. Março de 2017.
- ^ "# de + edifícios de 200m" . CTBUH . Retirado em 3 de junho de 2012 .
- ^ "Entre em contato Archived26 October 2008 at theWayback Machine..." Huawei . Recuperado em 4 de fevereiro de 2009.
- ^ Tsui, Sandra (11 de dezembro de 2008). "A empresa Top Box interrompe a saída". Lloyd's List Daily Commercial News . Informa Austrália. p. 16.
- ^ "Vanke" . Retirado em 9 de setembro de 2016 .
- ^ "Guangdong - Shenzhen High-tech Industrial Park" . Retirado em 10 de setembro de 2016 .
- ^ "[1]". Retirado em 5 de julho de 2014.
- ^ Chaney, Joseph (15 de junho de 2015). "Shenzhen: a cidade de partida da China desafia os céticos" . CNN .
- ^ "HAX Accelerator" . Site oficial do HAX . Retirado 24 de junho de 2015 .
- ^ "Shenzhen Software Park" . Retirado em 25 de maio de2015 .
- ^ "SZSE Visão geral" . Retirado em 10 de setembro de 2016 .
- ^ "portal único do governo da RAE de Hong Kong / 香港 政府 一 站 通" . GovHK . Retirado em 5 de maio de 2010 .
- ^ "深圳 九大 口岸 通 关 攻略" . Retirado em 9 de setembro de2016 .
- ^ a b HKG Monthly Digest of Statistics
- ^ HKG Traffic and Transport Digest
- ^ HKG Cross Boundary Survey 2004
- ^ HKG Shipping Statistics
- ^ HKG Trade and Industry Statistics
- ^ a b "Aeroporto Internacional de Hong Kong - Seu Centro Regional com conexões mundiais e Gateway para a China" . Hongkongairport.com . Retirado em 5 de maio de 2010 .
- ^ HKG Cross Boundary Survey 1999 & 2003
- ^ a b Fung, Anita. "Qianhai Tomando RMB Internacionalização para o Próximo Nível" . Associação Comercial da Nova Zelândia . Retirado em 11 de junho de 2014 .
- ^ Tse, Constant. "Conselho Estadual Aprova Políticas Preferenciais para a Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Moderna Qianhai Shenzhen-Hong Kong". Deloitte . 169.
- ^ "Ping An Finance Center - O Skyscraper Center" . www.SkyscraperCenter.com . Recuperado 17 de setembro de2017 .
- ^ "KK100 - O Centro do Arranha-Céu" . CTBUH . Retirado 29 de agosto de 2013 .
- ^ "Shun Hing Square (Centro Comercial Diwang / Di Wang)" . Retirado em 10 de setembro de 2016 .
- ^ "深圳 摩天大楼 列表 , 深圳 第一 高楼" . top.gaoloumi.com . Consultado em 21 de janeiro de 2016 .
- ^ "SEG Plaza - The Skyscraper Center" . Conselho de Construções Altas e Habitat Urbano . Arquivado desde o original em 23 de outubro de 2012.
- ^ "深圳 30 年 : 深圳 国贸 大厦" . Retirado em 10 de setembro de 2016 .
- ^ Robinson, Melia (17 de janeiro de 2017). "Uma cidade chinesa construiu mais arranha-céus em 2016 do que os EUA e a Austrália combinados" . Business Insider . Consultado em 16 de março de 2018 .
- ^ 香港 九龙 机 铁 站 往 深圳 机场[Estação Ferroviária de Kowloon para o Aeroporto de Shenzhen] (em chinês) . Retirado de Julho de 20 2011 .
香港九龍機鐵站往深圳機場(全程行車時間:車程約75分鐘) Kowloon, Estação de Hong Kong Airport Railway para o Aeroporto de Shenzhen (tempo de viagem: cerca de 75 minutos de carro)
- ^ "Shenzhen impõe limites na compra de carros novos" .
- ^ "深圳 港 港口 介绍" . Retirado em 9 de setembro de 2016 .
- ^ "Contacte-nos". Companhias Aéreas de Shenzhen. Obtido em 9 de setembro de 2009.
- ^ "Contacte-nos". Jade Cargo International. Retirado em 11 de julho de 2010.
- ^ "UPS Lança Voos de Shenzhen" . Ups.com 8 de fevereiro de 2010.
- ^ "联系 我们 Arquivado em4 de dezembro de 2013 naWayback Machine.."Shenzhen Donghai Airlines. Obtido em 24 de fevereiro de 2014. "Endereço: Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao'an, Shenzhen Airlines. Código postal : 518128" - Endereço chinês: "地址 市 宝安 宝安 区 宝安 国际 机场 航站 四路 3009 号 东海 航空 基地 邮政编码: 518128 "
- ^ "Contacte-nos". SF Airlines. Obtido em 24 de fevereiro de 2014. "SF Airlines Co., Ltd. Endereço: No.1 Freight Depot, Centro Internacional de Navegação do Aeroporto Internacional de Bao'an, Shenzhen, Província de Guangdong, 518128, PRC" -endereço chinês: "地 址 : 中国广东 省 深圳 市 宝安 机场 国际 国际 货运 中心 1 号 货 站 邮 编 : 518128 "
- ^ A nova estação ferroviária de Shenzhen será construída, encurtando a viagem a Guangzhou Arquivado em11 de março de 2016 naWayback Machine.
- ^ 宗 传 苓, 谭国威, 张晓春. 基于 城市 发展 战略 的 的 高 高 铁 枢纽 规划 研究 — — — 北 站 站 站 站 为例 [J]. 规划 师, 2011,27 (10); 23–29 .
- ^ "广州 深圳 升级 为 半 小时 城市 圈" . Retirado em 25 de maio de 2015 .
- ^ "Estação Buji renomeada Shenzhen Leste --- szdaily 多媒体 数字 报刊 平台" . Retirado em 25 de maio de 2015 .
- ^ "Cidade para gastar 48b yuans em 3 linhas de metrô" . Diário de Shenzhen . Retirado 28 de julho de 2012 .
- ^ "Metro de Shenzhen" . exploremetro . Retirado 27 de maio de 2014 .
- ^ 深圳 市 统计局 (2 de dezembro de 2008). "深圳 市 2011 年 国民经济 和 社会 发展 统计 公报" .
- ^ "深圳 地铁 7、9、11 号 线 2016 年底 开通" . Retirado em 9 de setembro de 2016 .
- ^ "Shenzhen Shekou Passenger Terminal" . szgky.com . Recuperado 17 de setembro de 2017 .
- ^ "2013 年 最新 深圳 福永 码头 时刻表 - 深圳 福永 码头 去 澳门 - 深圳 福永 码头 到 香港 - 福永 口岸 通关时间 _ 深圳 指南 _ 深圳 热线" . life.szonline.net . Recuperado 17 de setembro de 2017.
- ^ Os parques da cidade de ShenzhenOs parques da cidade de Shenzhen ~ Retirado 2 de fevereiro de 2010
- ^ "Buzz on the waterfront" . TTGmice . Retirado em 27 de março de 2013 .
- ^ "Sobre nós" . Szseaworld.com. Arquivado desde o originalem 20 de abril de 2011 . Retirado em 5 de maio de 2010 .
- ^ Diariamente, Shekou. "Entrada gratuita no NOVO Museu Marítimo de Shekou Shenzhen" . ShekouDaily.cn . Recuperado 17 de setembro de 2017 .
- ^ Diariamente, Shekou. "ShekouDaily: Trazendo o melhor de Shekou, Sea World, Shenzhen, China" . ShekouDaily.com . Recuperado 17 de setembro de 2017 .
- ^ O site oficial da Copa do Mundo de Basquete FIBA 2019, FIBA.com, Retirado 9 de março de 2016.
- ^ 球队 简介 —— 深圳 红 钻 队em sports.163.com. 25 de março de 2010. Retirado 20 de agosto de 2013
- ^ "健力宝 俱乐部 欠债 累累 中超 冠军 欲" 借钱 "过年" . sports.sina.com.cn. 26 de novembro de 2004 . Retirado 12 de agosto de 2014 .
- ^ 硕, 陈 (17 de julho de 2014). "深圳 红 钻 欠薪 曝光 合计 约 700 万 中国 足协 介入 调查" . Xinhuanet . Recuperado 21 de julho de 2014 .
- ^ "2011 Universiade de Verão" . Federação Internacional de Esportes Universitários. Arquivado desde o original em 20 de setembro de 2010 . Retirado 20 de setembro de 2010 .
- ^ Universiade 2011 ShenzhenFotos estádios de construção Universiade Shenzhen
- ^ "da China Skateboarding Revolution" . 20 de maio de 2015.
- ^ "HSSCA" . HSSCA . Recuperado 2017-06-02 .
- ^ Nürnberg International - Informações sobre a vida na cidade de Nuremberga
Links externos [ editar ]
O Wikimedia Commons tem links relacionados aShenzhen . |
O Wikivoyage possui um guia de viagem paraShenzhen . |
Por Martin Paetsch em Shenzhen
Sul da China é o centro principal do mundo para trabalhos produzidos em massa de arte. Uma aldeia de artistas exporta cerca de cinco milhões de pinturas a cada ano - a maioria deles cópias de obras-primas famosas. Os trabalhadores mais rápidos pode pintar até 30 quadros por dia.
Uma mão gigante levanta uma impressionante pincel para o céu na entrada para a aldeia art. A escultura de bronze do lado de fora dos portões de Dafen no sul da China deixa nenhum visitante em dúvida quanto ao que as pessoas fazem aqui. A "aldeia" é na verdade um subúrbio moderno de Shenzhen, uma cidade com 10 milhões de habitantes a nordeste de Hong Kong, e alcançou a fama inesperada e relativa prosperidade. Mas o sucesso ostensivamente advertized da cidade tem pouco a ver com a criatividade: É baseado na reprodução de obras de arte famosas em escala industrial.
Em apenas alguns anos, Dafen tornou-se o centro de produção principal para pinturas a óleo baratas.Estima-se que 60 por cento das pinturas a óleo baratos do mundo são produzidos dentro de quatro quilômetros quadrados de Dafen (1,5 milhas quadradas). No ano passado, as fábricas de arte locais exportados pinturas no valor de € 28.000.000 (US $ 36 milhões).Negociantes de arte estrangeira viajar para a fábrica no sul do país comunista de lugares tão distantes como a Europa e os Estados Unidos, ordenando cópias de pinturas famosas pelo contêiner.
Huang Jiang lembra-se do tempo em que Dafen era apenas uma aldeia.Ele veio aqui como o primeiro empresário de produção de arte há 17 anos. Ele trabalhou como um garoto de recados em Hong Kong antes de começar a copiar obras de arte famosas. Em seguida, ele cruzou a fronteira para a China, resolveu abrir a primeira oficina no que era então ainda uma terra de ninguém. Os salários e aluguel eram baixas, e do porto de Hong Kong estava por perto. "Quando cheguei, em 1989, não havia nada aqui além de estradas de terra e bambu", o agora 60-year-old empresário lembra. "Era como a Sibéria para donos de fábricas."
Huang tem três, bustos cor de ouro idênticas de si mesmo em pé em seu escritório. Eles lembrá-lo de dias melhores - a década de 1990, quando seu negócio estava no auge de seu desenvolvimento. Uma vez que ele produziu 50.000 pinturas em um mês e meio para o Wal-Mart, a gigante do varejo norte-americano. Ele ganhou tanto quanto 200.000 € por ano (256.000 dólares) - uma fortuna na China. Hoje, as cerca de 40 pintores que emprega ganhar-lhe os montantes de cinco dígitos.
O sorriso exibido por semelhança dourada de Huang não enfeita seu próprio rosto. Ele parece cansado. A competição está ficando com ele.Seus antigos aprendizes abriram suas próprias oficinas em todo o bairro.A idéia de Huang acabou por ser tão fácil de copiar como uma pintura a óleo. "Durante os primeiros anos, eu era a única pessoa no negócio", reclama. "Tudo era mais fácil, então, mas a competição ficou difícil agora."
O McDonalds do mundo da arte
Os outros estão vendendo mais pinturas a preços mais baixos - como o ex-aluno de Huang Wu Ruiqiu. Seu negócio "Shenzhen ArtLover" navios pinturas 300.000 por ano e é uma das empresas-modelo de Dafen. O empresário está sonhando de produção industrial em massa, com linhas de montagem. A criação de cada pintura seria dividido em etapas de produção padronizados. Ruiqiu quer "entrar no negócio de pinturas a óleo a maneira McDonalds entrou no negócio de fast food." Até o final do ano, ele quer ter criado uma escola de arte para formação talentosos pintores novos - mesmo se a produção em massa não exige tudo o que muito talento.
UM P
Pintores competir durante uma partida fac-símile em Dafen Village. Mais de 110 competidores fazer fac-símile do retrato ou pintura a óleo cenário no jogo cronometrado.
O governo chinês está orgulhoso de Dafen: Considera a vila arte uma "importante indústria cultural", diz Huang. O produto mais recente do milagre econômico artsy fica no lado oposto da rua principal - a cidade está ficando sem espaço. É uma réplica do Davi de Michelangelo, ladeado por vasos de flores em frente ao novo "Dafen Louvre." As paredes da escadaria estão decorados com motivos egípcios antigos mais uma reminiscência de uma história em quadrinhos que da terra dos faraós, e carimbados com carimbos de assinatura chineses. A mescla de estilos não parece incomodar ninguém. No Dafen Louvre, empreendedorismo e mau gosto andam de mãos dadas.
Mas o que se encontra no interior do edifício, que ostenta um nome tão pomposo? Um shopping center para a arte barato. Muitos dos pequenos estandes de vendas ainda estão vazios. Eventualmente produtores de elite da cidade exibirão suas próprias obras-primas muito aqui. Cerca de 10 por cento das pinturas produzidos em Dafen são o produto da própria imaginação criativa do pintores, segundo declarações oficiais. Mas até mesmo os originais são menos do que o original. Habilidade técnica não pode faltar, mas a arte genuína é difícil de produzir no comando.
Cerca de cinco milhões pinturas a óleo são produzidos em Dafen a cada ano. Entre 8.000 e 10.000 pintores trabalham nas oficinas. Os números são estimativas: Ninguém sabe o número exato, que aumenta em cerca de 100 novos pintores a cada ano. Mas não é apenas a cópia pintores profissionais que são atraídos para Dafen - graduados de maior renome academia de arte da China também vêm aqui. Eles completam apenas um pequeno número de pinturas de um mês e ganhar tanto quanto € 1.000 (1.282 dólares).
Obra de arte como trabalho por peça
Mas a qualidade artística está em falta no Zhi Wei Art Gallery, onde uma jovem vendedora classifica por meio de pinturas sem moldura de mulheres de seios nus e cavaleiros heroicamente colocados. "Os motivos são baseados em sugestões dos clientes", diz a vendedora. Pintores de Dafen irá produzir tudo o que os clientes querem. Algumas pinceladas são suficientes para transformar famoso retrato de Gustav Klimt de Adele Bloch-Bauer em uma semelhança de namorada do cliente. Cópias de obras-primas famosas - às vezes mais, às vezes menos competentemente executados - também são muito populares. Um direito loja ao virar da esquina está a vender uma cópia de "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci. O salvador não saiu muito bem, mas a pintura copiado ainda é "um negócio, o mais barato em toda a aldeia", como o galerista ressalta.
As pinturas copiadas à venda na pintura a óleo Wong Kong & Art Plaza é um pouco melhor. Uma cópia razoavelmente hábil de Van Gogh do "Girassóis" é vendido por € 40 ($ 51). Compre 100 eo preço cai para € 26 ($ 33), os trabalhadores galeria ressalta. Os 100 pinturas, garantido para ter sido produzido por graduados da academia de arte, navio dentro de três semanas. Os clientes com menos exigentes padrões podem receber seus 100 pinturas dentro de apenas uma semana, por 6 € (US $ 8) cada. Mas essas pinturas não são produzidos por licenciados da academia, o vendedor acrescenta.
Wu Han Wu é um dos trabalhadores que ganham a vida como produtores por produção de arte falso. O homem de 29 anos de idade, deixou a escola depois da escola secundária. Ele compartilha um estúdio no último andar apertado com seis de seus colegas de trabalho. Eles trabalham e vivem lá. Jogo de crianças pequeno entre enroladas telas.Pinturas acabadas pendurar suspensa no teto baixo, para que possam secar. Os pintores por produção labutam sob a luz fraca durante 12 horas todos os dias. Eles sempre trabalhar em dois quadros simultaneamente. A oficina é especializada em flores e paisagens, explica Wu.
Poucos filmes rotina de escova de Wu e uma floresta aparece na tela. Uma pequena fotografia que ele realiza em sua mão serve como seu modelo. Ele está trabalhando em uma cópia de uma pintura de paisagem idílica francês, um campo de lavanda no sul da França.Wu pode despejar entre 20 e 30 cópias em um dia.Quando uma grande ordem chega, ele pode ter que pintar o mesmo motivo mil vezes. "Nós não recebemos um salário fixo", diz ele."Nós estamos pago pela pintura acabada."
Wu recebe o equivalente a € 0,30 por pintura copiado. Isso significa que ele ganha entre € 100 (128 dólares) e 300 € (385 dólares) por mês - apenas o suficiente para cobrir as suas despesas de subsistência e enviar um pouco de dinheiro para casa. Mas ele não se queixa: "É muito melhor em uma oficina como esta, sem uma agenda." Uma vez que os pintores trabalhou em uma fábrica de propriedade da empresa, onde eles tinham fixado o horário de trabalho.
A vida Wu e seus companheiros de quarto viver não é tão diferente da dos artistas cujas obras eles estão copiando, pelo menos tanto quanto o seu dia médio está em causa: Eles começar a pintar em torno de almoço e trabalhar até tarde da noite. Mas ao contrário de muitos de seus colegas, que fizeram um nome para si na cidade como artistas por direito próprio, Wu nunca vai pintar um original. Se ele foram autorizados a pintar o que ele quer, ele iria em breve ficar sem ideias, o jovem admite.
como um garoto de recados em Hong Kong antes de começar a copiar obras de arte famosas. Em seguida, ele cruzou a fronteira para a China, resolveu abrir a primeira oficina no que era então ainda uma terra de ninguém. Os salários e aluguel eram baixas, e do porto de Hong Kong estava por perto. "Quando cheguei, em 1989, não havia nada aqui além de estradas de terra e bambu", o agora 60-year-old empresário lembra. "Era como a Sibéria para donos de fábricas."
Huang tem três, bustos cor de ouro idênticas de si mesmo em pé em seu escritório. Eles lembrá-lo de dias melhores - a década de 1990, quando seu negócio estava no auge de seu desenvolvimento. Uma vez que ele produziu 50.000 pinturas em um mês e meio para o Wal-Mart, a gigante do varejo norte-americano. Ele ganhou tanto quanto 200.000 € por ano (256.000 dólares) - uma fortuna na China. Hoje, as cerca de 40 pintores que emprega ganhar-lhe os montantes de cinco dígitos.
O sorriso exibido por semelhança dourada de Huang não enfeita seu próprio rosto. Ele parece cansado. A competição está ficando com ele.Seus antigos aprendizes abriram suas próprias oficinas em todo o bairro.A idéia de Huang acabou por ser tão fácil de copiar como uma pintura a óleo. "Durante os primeiros anos, eu era a única pessoa no negócio", reclama. "Tudo era mais fácil, então, mas a competição ficou difícil agora."
O McDonalds do mundo da arte
Os outros estão vendendo mais pinturas a preços mais baixos - como o ex-aluno de Huang Wu Ruiqiu. Seu negócio "Shenzhen ArtLover" navios pinturas 300.000 por ano e é uma das empresas-modelo de Dafen. O empresário está sonhando de produção industrial em massa, com linhas de montagem. A criação de cada pintura seria dividido em etapas de produção padronizados. Ruiqiu quer "entrar no negócio de pinturas a óleo a maneira McDonalds entrou no negócio de fast food." Até o final do ano, ele quer ter criado uma escola de arte para formação talentosos pintores novos - mesmo se a produção em massa não exige tudo o que muito talento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário