Shenzhen

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Shenzhen 
深圳 市
Cidade sub-provincial
Top: East Pacific Center, KK100, Shun Hing SquareMiddle: Bolsa de Valores de Shenzhen, Coastal CityBottom: Baía de Shenzhen à noite
Localização da jurisdição da cidade de Shenzhen em Guangdong
Localização da jurisdição da cidade de Shenzhen em Guangdong
Shenzhen está localizado na China
Shenzhen
Shenzhen
Localização na China
Coordenadas: 22 ° 33'N 114 ° 06'ECoordenadas : 22 ° 33'N 114 ° 06'E
PaísChina
ProvínciaGuangdong
Divisões ao nível do condado6
Cidade1 de março de 1979
SEZ formado1 de maio de 1980
Governo
 • TipoCidade sub-provincial
 •  Secretário do Comitê CPCWang Weizhong
 • PrefeitoChen Rugui
Área
 •  Cidade sub-provincial2,050 km 2 (790 sq mi)
 • Urbano1.991.64 km 2 (768.98 sq mi)
Elevação0-943,7 m (0-3,145.7 ft)
População (2017) [1]
 •  Cidade sub-provincial12.528.300
 • Densidade6,100 / km 2 (16,000 / sq mi)
 •  Urbano12.528.300
 • Densidade urbana6,300 / km 2 (16,000 / sq mi)
 •  Metro [2]23.300.000
 • EtniasprincipaisHan
Demonstração (s)Shenzhener
Fuso horárioChina Standard ( UTC + 8)
Código postal518000
Código (s) de área755
PIB (Nominal)2017 [3]
 - Total¥ 2,24 trilhões 
US $ 332 bilhões (US $ 0,64 trilhão, PPP )
 - per capita¥ 183.645 
$ 27.199 ($ ​​52.335, PPP )[4]
 - CrescimentoAumentar 8,8%
Prefixos da placa de licença粤 B
Flor da cidadeBougainvillea
Árvores da cidadeLychee e Mangrove [5]
Local na rede Internetsz.gov.cn
Shenzhen
Shenzhen (caracteres chineses) .svg
"Shenzhen" em caracteres chineses
chinês深圳
Hanyu PinyinSobre esse som Shēnzhèn
Cantonês YaleSāmjan ou Sàmjan
PostalShumchun
Significado literal"Deep Drains"
Shenzhen ( [ʂən.ʈʂən]  ( ouvir )Sobre esse som  ) é uma cidade importante na província de Guangdong , na China . Faz parte da megalópolis do Delta do Rio das Pérolas A cidade está localizada imediatamente a norte da Região Administrativa Especial de Hong Kong e possui estatuto administrativo sub-provincial , com poderes ligeiramente inferiores a uma província. [6]
Shenzhen era uma cidade de mercado de 30.000 pessoas [7] [ fonte melhor necessária ]na rota da Kowloon-Canton Railway . Isso mudou em 1979, quando Shenzhen foi promovido para o status de cidade e, em 1980, designou a primeira Zona Econômica Especial da China (SEZ). [7] O Censo de 2010 sugeriu uma população total de 10.357.938, um número que inclui migrantes que permanecem pelo menos seis meses. [8] Novos mercados especulam que essas estatísticas não incluem trabalhadores migrantes. Essas estimativas colocam a quantidade instantânea ou total de pessoas que passaram a maior parte do dia em Shenzhen para pelo menos 18 milhões. [9]Shenzhen foi uma das cidades de mais rápido crescimento no mundo durante a década de 1990 e a década de 2000. [10] Uma pesquisa intercensal em todo o país de 2015 (mini-censo realizado cinco anos após o censo oficial em cada década) pesquisado para cada cidade do país registrou 11,389 milhões de residentes (9,186 milhões de residentes da cidade residente ( hukou ), o restante é considerado migratório que estavam presentes pelo menos seis meses do ano), enquanto o tamanho do agregado aumentou para 2,49 pessoas, de 2,11 em 2010, indicativo de aluguéis crescentes. [11] Aqueles que não estão presentes seis meses do ano não foram contabilizados.
A moderna paisagem urbana de Shenzhen é o resultado de sua vibrante economia tornada possível pelo rápido investimento estrangeiro desde a instituição da política de " reforma e abertura " no final de 1979, quando a SEZ foi estabelecida. [12]
Shenzhen é um importante centro financeiro no sul da China. A cidade é o lar da Bolsa de Valores de Shenzhen , bem como a sede de numerosas empresas multinacionais bem conhecidas, como Vanke , JXD , Hytera , CIMC , Shenzhen Airlines , Nepstar , Hasee , Ping An Bank , Ping An Insurance , China Merchants Banco , Tencent , ZTE , Huawei e BYD . [13] Shenzhen ocupa o 22º lugar na edição de 2017 daÍndice de Centros Financeiros Globais publicado pelo Grupo Z / Yen e Qatar Financial Center Authority . [14] Ele também tem um dos portos de contêiner mais movimentados do mundo. [15]

História editar ]

A habitação humana em Shenzhen remonta aos tempos antigos. Os primeiros restos arqueológicos até agora desenterrados são fragmentos de um local em Xiantouling, na baía de Dapeng , que remonta a 5000 aC. Da dinastia Han (século III aC) em diante, a área em torno de Shenzhen era um centro do monopólio do sal, merecendo assim uma proteção imperial especial. As panelas de sal ainda são visíveis em torno da área do Rio das Pérolas para o oeste da cidade e são comemoradas em nome do distrito de Yantian ( 盐田 , que significa "campos de sal"). [16] [17]
O assentamento em Nantou foi o centro político da área desde a antiguidade precoce. No ano 331 dC, seis municípios que abrangem a maior parte do sudoeste moderno de Guangdong foram incorporados em uma província ou "jun" (郡) chamado Dongguan com seu centro administrativo em Nantou. [16] [17] Além de ser um centro do comércio de sal politicamente e fiscalmente crítico, a área teve importância estratégica como ponto de parada para o comércio internacional. A rota de transporte principal para a Índia , a Arábia e o Império Bizantino começou em GuangzhouJá no século VIII, as crônicas registraram a área de Nantou como um importante centro comercial e relataram que todos os navios estrangeiros no comércio de Cantão parariam ali. Foi também como um centro de defesa naval que protege as abordagens do sul do Rio das Pérolas. [18]
Shenzhen também esteve envolvida nos eventos que cercam o fim da dinastia Song do Sul (1276-79). A corte imperial, que fugiu das forças de Kublai Khan , estabeleceu-se na área de Shenzhen. Lu Xiufu , o então ministro-chefe, percebeu que tudo estava perdido e sabia que as forças da Mongólia logo assumiriam a área, ele preferia suicídio em vez de o imperador ser capturado, o que poderia trazer vergonha à dinastia. [16] [17] Ele pulou de um penhasco com o imperador Bing , com 7 anos, o último imperador da dinastia Song do Sul amarrado às suas costas, matando ambos. No final do século 19, o clã de Chiu ou Zhao (Zhao também era o apelido Imperial da música) em Hong Kong identificou que Chiwan(Chinês: 赤湾), uma área perto de Shekou como o último lugar de repouso do imperador e construiu uma tumba para ele. O túmulo, desde restaurado, ainda está no mesmo local. [19]

Um antigo sinal ferroviário de Hong Kong que mostra o nome da cidade como "Shum Chun"
O mais cedo conhecido registrou que o nome Shenzhen poderia datar de 1410, durante a Dinastia Ming . [20] Pessoas locais chamaram os drenos nos arrozais "zhen" (  ). Shenzhen ( 深圳 ) significa literalmente "drenos profundos", já que a área já estava entrecruzada com rios e córregos, com drenos profundos dentro dos arrozais. O caráter é limitado em distribuição a uma área da China do Sul com seus exemplos mais ao norte na província de Zhejiang, o que sugere uma associação com migração para o sul durante a Dinastia Song do Sul (séculos XII e XIII). [21]A cidade do condado de Xin'an, no moderno Nanshan, data da dinastia Ming, onde foi um importante centro naval na foz do rio das pernas. Nesta capacidade, foi fortemente envolvido em 1521 na ação chinesa de sucesso contra a frota portuguesa sob Fernão Pires de Andrade . Esta batalha, chamada de Batalha de Tunmen , foi travada no estreito entre Shekou e Nei Lingding Island . [18]
Em novembro de 1979, Bao'an County ( 宝安 县 ) foi promovido a nível de prefeitura , diretamente governado pela província de Guangdong . Foi renomeado Shenzhen, depois da cidade de Shenzhen. O centro administrativo do condado estava aproximadamente em torno da localização atual do Dongmen . [16] [17]

1980 em diante como uma Zona Económica Especial editar ]

Shenzhen foi escolhido para ser o primeiro dos cinco Zonas Económicas Especiais (SEZ) em maio de 1980. Inicialmente, a SEZ compreende uma área de apenas 327,5 km 2 do sul de Shenzhen, cobrindo os distritos atuais de Luohu , Futian , Nanshan e Yantian . O SEZ foi criado para ser um campo experimental para a prática do capitalismo de mercado dentro de uma comunidade orientada pelos ideais do " socialismo com características chinesas ". [22]
Em 1982 Bao'an County foi restabelecida, embora desta vez como parte de Shenzhen. O município foi convertido para se tornar o distrito de Bao'an , que estava fora da Zona Econômica Especial. Shenzhen foi promovido para uma cidade sub-provincial em março de 1983 e recebeu o direito da administração econômica provincial em novembro de 1988. [16] [17] Com uma população de 30 mil em 1980, o desenvolvimento econômico significou que, em 2008, a cidade teve 12 milhões de habitantes. [23]
Shenzhen tornou-se uma das maiores cidades da região do Delta do Rio das Pérolas , que é um pólo econômico da China, bem como a maior base de produção do mundo. [24]
Durante cinco meses, em 1996, Shenzhen foi sede do Conselho Legislativo Provisório e do Conselho Executivo Provisório de Hong Kong. [25]
Em 1 de julho de 2010, a Zona Económica Especial de Shenzhen foi expandida para incluir todos os distritos, um aumento de cinco vezes em relação ao tamanho da pré-expansão. Em agosto de 2011, a cidade organizou a 26 ª Universiada , um evento multi-esporte internacional organizado para atletas universitários. [26]

Geografia editar ]

Shenzhen
Gráfico climático ( explicação )
JFMUMAMJJUMASOND
26
20
13
48
20
14
70
23
17
154
26
20
237
30
24
347
31
26
320
32
26
354
32
26
254
31
25
63
29
23
35
25
18
27
22
14
Média máx. e min. temperaturas em ° C
Precipitações totais em mm
Fonte: Shenzhen Meteorological Bureau 1981-2010 normais
Shenzhen está localizado dentro do Delta do Rio das Pérolas , na fronteira com Hong Kong ao sul, Huizhou ao norte e nordeste, Dongguan ao norte e noroeste. Lingdingyang e Pearl River a oeste e Mirs Bay a leste e aproximadamente 100 quilômetros (62 milhas) a sudeste da capital provincial de Cantão . O município abrange uma área de 1.991.64 quilômetros quadrados (769 milhas quadradas), incluindo áreas urbanas e rurais, com uma população total de 10.358.381 no censo de 2010. [27] Faz parte da área construída do Pearl Delta River com 44.738.513 habitantes, espalhada por 9 municípios (incluindo Macau). A cidade é alongada, medindo 81,4 quilômetros de leste a oeste, enquanto a seção mais curta, de norte a sul, é de 10,8 quilômetros. [28]

Rios e reservatórios editar ]

Mais de 160 rios ou canais fluem através de Shenzhen. Existem 24 reservatórios dentro dos limites da cidade com uma capacidade total de 525 milhões de toneladas. [29]
Os rios notáveis ​​em Shenzhen incluem o rio Shenzhen , o rio Maozhou e o rio Longgang. [30]

Ilhas editar ]

Shenzhen é cercada por muitas ilhas. A maioria deles fica sob o território de áreas vizinhas, como a Região Administrativa Especial de Hong Kong e o distrito de Huiyang , Huizhou . Mas existem várias ilhas sob a jurisdição de Shenzhen, como Nei Lingding Island , Dachan Island (Tai Shan Island), Xiaochan Island, Mazhou, Laishizhou, Zhouzai e Zhouzaitou. (Veja lista de ilhas em Shenzhen )

Clima editar ]

Embora Shenzhen esteja situado a cerca de um grau ao sul do Trópico de Câncer , devido ao anticiclone da Sibéria, possui um clima subtropical húmido aquecido, monsoon e húmido ( Köppen Cwa ). Os invernos são leves e relativamente secos, em parte devido à influência do Mar da China Meridional, e a geada é muito rara; Começa a secar, mas torna-se progressivamente mais úmido e nublado. No entanto, a neblina é mais freqüente no inverno e na primavera, com 106 dias por ano relatando um pouco de nevoeiro. A primavera é a maior época do ano, e as chuvas começam a aumentar drasticamente em abril; A estação chuvosa dura até o final de setembro até o início de outubro. A monção atinge sua intensidade de pico nos meses de verão, quando a cidade também experimenta condições muito úmidas e quentes, mas moderadas; há apenas 2,4 dias de temperaturas de 35 ° C (95 ° F) +. [31] A região também é propensa a chuvas torrenciais, com 9,7 dias com 50 mm (1,97 pol) ou mais de chuva e 2,2 dias de pelo menos 100 mm (3,94 in). [31]A última parte do outono está seca. As médias anuais de precipitação são de cerca de 1.970 mm (78 in), algumas das quais são entregues em tufões que atingem o leste durante o verão e início do outono. As temperaturas extremas variaram de 0,2 ° C (32 ° F) em 11 de fevereiro de 1957 a 38,7 ° C (102 ° F) em 10 de julho de 1980. [32]

Divisões administrativas editar ]

Shenzhen tem jurisdição direta em oito distritos administrativos e dois novos distritos :
Divisões administrativas de Shenzhen
Código de divisão [33]DivisãoÁrea em km [34]População 2010 [35]AssentoCódigo postalSubdivisões
SubdistritoComunidades residenciais
440300Shenzhen1996.7810.358.381Futian51800070775
440303Luohu78.75923,421Subdistrito de Huangbei51800010115
440304Futian78.651.317.511Subdistrito de Shatou51800010115
440305Nanshan185,491.088.345Subdistrito de Nantou5180008105
440306Bao'an *398.382.638.917Subdistrito de Xin'an51810010123
440307Longgang *387,821.672.720Subdistrito de Longcheng51810011111
440308Yantian74,63209,360Subdistrito de Haishan518000423
440309Longhua175.581.379.460Subdistrito de Guanlan5181106100
440310Pingshan167,00300.800Subdistrito de Pingshan518118230
Guangming155,44480.907Subdistrito de Guangming518107628
Dapeng295.05126.560Subdistrito Dapeng518116325
Qianhai
* - As estatísticas não incluem os novos distritos subordinados.
Todos os novos distritos são áreas de gestão; não divisões administrativas registradas no âmbito do Ministério dos Assuntos Civis.
* - Guangming está subordinado a Bao'an
* - Dapeng estão subordinados a Longgang
A Zona Econômica Especial (SEZ) incluiu apenas os distritos Luohu , Futian , Nanshan e Yantian até 1 de julho de 2010, quando o SEZ foi expandido para incluir todos os outros distritos, um aumento de cinco vezes em relação ao tamanho da pré-expansão.
Adjacente a Hong Kong no sul da China, a Luohu é o centro financeiro e comercial de Shenzhen. Futian, no coração da SEZ, é a sede do governo municipal. Ao oeste de Futian, Nanshan é o centro das indústrias de alta tecnologia. Anteriormente fora da SEZ, Bao'an e Longgang estão localizados no noroeste e no nordeste, respectivamente, no centro de Shenzhen. Yantian é a localização do porto de Yantian, o segundo terminal de contêiner mais movimentado da China continental e o terceiro mais movimentado do mundo.
Borda da Zona Económica Especial
As fronteiras terrestres entre Shenzhen SEZ e o resto da China existiam antes de 2010. A fronteira era conhecida como 二线 关 ( pinyin : èr xiàn guān ).
A fronteira foi criada desde o estabelecimento da SEZ. Inicialmente, o controle de fronteira era relativamente rigoroso, exigindo que os cidadãos não-Shenzhen obtivessem permissões especiais para entrar. Ao longo dos anos, os controles de fronteira gradualmente enfraqueceram, e o requisito de permissão foi abandonado.
Em 1 de julho de 2010, o controle de fronteira SEZ original foi cancelado e a Zona Econômica Especial de Shenzhen foi expandida para toda a cidade. A área de Shenzhen SEZ aumentou assim de 396 quilômetros quadrados (153 milhas quadradas) para 1.953 quilômetros quadrados (754 milhas quadradas). [36] Desde junho de 2015, as estruturas de fronteira não utilizadas foram demolidas e estão sendo transformadas em espaços verdes e parques urbanos. [37] [38] [39] Em 15 de janeiro de 2018, o Conselho de Estado aprovou a remoção da cerca de arame farpado criada para marcar o limite da SEZ. [40] [41]
Embora a Zona Económica Especial de Shenzhen tenha sido estendida para cobrir todo o Shenzhen, coloquialmente Shenzhen ainda é dito ser separado em duas áreas, com os quatro distritos originais que compõem o SEZ antes de 2010 como 关 内 ( pinyin : guān nèi ; literalmente: "dentro de a fronteira ") e o resto conhecido como 关 外 ( pinyin : guān wài , literalmente:" fora da fronteira "). [42]

Demografia editar ]

Gráficos
Dinâmica populacional de Shenzhen
Legenda:
  população com registro permanente (hukou)
  população com registro não permanente
Taxa de crescimento anual anual da população de Shenzhen (%)
Shenzhen viu sua população e atividade desenvolverem-se rapidamente desde o estabelecimento da SEZ. Shenzhen tem uma população oficial de mais de 10 milhões. Cerca de seis milhões são trabalhadores migrantes não locais registrados que podem retornar à sua cidade natal nos fins de semana e morar em dormitórios de fábricas durante a semana. O crescimento da população de Shenzhen propriamente dito diminuiu para menos de um por cento por ano até 2013, com o crescimento espalhando-se sobre a fronteira municipal e formando uma área urbana contígua com cidades do sul de  Dongguan  e  Huizhou  . No entanto, devido à grande população de migrantes flutuantes não registrados que vivem na cidade, estimativas oficiais colocam a população de Shenzhen em cerca de 20 milhões dentro da área administrativa dada em qualquer momento específico. [43] [44]Shenzhen é a maior cidade migrante da China. [45]
Houve migração para o sul da província de Guangdong e o que é agora Shenzhen desde a dinastia Song do Sul (1127-1279), mas os números aumentaram dramaticamente desde que Shenzhen foi estabelecido na década de 1980. Na província de Guangdong, é a única cidade onde a língua local, cantonense, Hakka ou Teochew não é a língua principal; É mandarim que é falado principalmente, com migrantes de toda a China. Atualmente, a idade média em Shenzhen é inferior a 30. A faixa etária é a seguinte: 8,49% entre a idade de 0 e 14, 88,41% entre 15 e 59 anos e 3,1% com 65 anos ou mais. [46]
A estrutura da população tem uma grande diversidade, que vão desde intelectuais com alto nível de educação até trabalhadores migrantes com educação pobre. [47] Foi relatado em junho de 2007 que mais de 20% dos graduados chineses de doutorado trabalhavam em Shenzhen. [48] Shenzhen também foi eleito como uma das 10 melhores cidades da China para expatriados. Os expatriados escolhem Shenzhen como um lugar para se instalar por causa das oportunidades de trabalho da cidade, bem como a tolerância e a mente aberta da cultura, e até foi votado na cidade mais dinâmica da China e na cidade mais favorecida pelos trabalhadores migrantes em 2014.
De acordo com uma pesquisa do Departamento de Planejamento de Hong Kong, o número de passageiros transfronteiriços aumentou de cerca de 7.500 em 1999 para 44.600 em 2009. Mais da metade deles morava em Shenzhen. [49] Embora sejam vizinhos uns dos outros, os passageiros diários ainda precisam passar pelos pontos de controle de alfândega e imigração, uma vez que as viagens entre a SEZ e a Região Administrativa Especial (SAR) de Hong Kong são restritas.
Os residentes do continente que desejam entrar em Hong Kong para visitar são obrigados a obter uma "Permissão de entrada de saída para viajar de e para Hong Kong e Macau". Os residentes de Shenzhen podem ter um aval especial de 1 ano de viagem múltipla (mas um máximo de 1 visita por semana a partir de 13 de abril de 2015) Este tipo de endosso de saída é emitido somente para pessoas que têm hukou em certas regiões. [50] (Ver permissão de entrada de saída para viajar de e para Hong Kong e Macau.)

Área metropolitana editar ]

área metropolitana abrangente foi estimada pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para ter, a partir de 2010 , uma população de 23,3 milhões. [51] [2]

Idiomas editar ]

Antes do estabelecimento da Zona Económica Especial , as comunidades locais indígenas podiam ser divididas em cantonistas e falantes de Hakka [52], que eram dois grupos sub-étnicos culturais e linguísticos vernácuos para a província de Guangdong. Duas variedades cantonenses foram faladas localmente. Uma era uma versão bastante padrão, conhecida como cantonês padrão . O outro, falado por várias aldeias ao sul de Fuhua Rd. foi chamado de dialecto Weitou . [53] Duas ou três aldeias de Hong Kong ao sul do rio Shenzhen também falam este dialeto. Isso é consistente com a área estabelecida por pessoas que acompanharam o tribunal do Song do Sul ao sul no final do século 13. [54]Novas gerações das comunidades cantonenses agora falam a versão mais padrão. Hoje, alguns aborígenes das comunidades falantes cantonenses e hakkás se dispersam em assentamentos urbanos (por exemplo, apartamentos e moradias), mas a maioria deles ainda se agrupa em suas tradicionais vilas urbanas e suburbanas . [55]
O afluxo de migrantes de outras partes do país alterou drasticamente o panorama linguístico da cidade, já que Shenzhen passou por uma mudança de linguagem em direção ao mandarim , que foi promovido pelo governo central chinês como lingua francanacional e falado nativamente pela maioria dos países dos imigrantes da província e seus descendentes. [56] [57] Apesar da ubiquidade do chinês mandarim, os dialetos locais, como cantonês , Hakka e Teochew, ainda são comumente falados entre os locais. Hokkien e Xiang também são observados às vezes. [citação necessária ]
Os falantes nativos de mandarim, cuja maioria são imigrantes fora da província, não estão dispostos a aprender cantonês, Hakka ou Teochew, devido às complexidades percebidas de aprender os dialetos, bem como o uso oficial do mandarim, a prioridade educacional e o uso como lingua franca. [58] No entanto, nos últimos anos, o multilinguismo está aumentando à medida que os descendentes de imigrantes começam a se equiparar à cultura local através de amigos, televisão e outros meios de comunicação. [59]

Religião editar ]

Religião em Shenzhen (2010) [60]
  Outras religiões populares chinesas - 37%
  Budismo - 26%
  Taoísmo - 18%
  Cristianismo - 2%
  Islã - 2%
  ateus / agnósticos / não afiliados - 15%
De acordo com o Departamento de Assuntos Religiosos do Governo Popular Municipal de Shenzhen, as duas principais religiões presentes em Shenzhen são o Budismo e o Taoísmo . Todo distrito também tem igrejas protestantes, igrejas católicas e mesquitas. [61] De acordo com uma pesquisa de 2010 realizada pela Universidade do Sul da Califórnia , aproximadamente 37% dos residentes de Shenzhen eram praticantes de religiões populares chinesas , 26% eram budistas, 18% taoístas, 2% de cristãos e 2% muçulmanos ; 15% não foram afiliados a nenhuma religião. [60]A maioria dos novos migrantes para Shenzhen contam com o patrimônio espiritual comum derivado da religião popular chinesa. [62][63] Shenzhen também hospeda a sede da Igreja do Santo Confúcio , criada em 2009. [64]

Economia editar ]

Visão geral econômica da cidade editar ]

Shenzhen foi a primeira das Zonas Económicas Especiais a estabelecer-se na China e mostrou o crescimento mais rápido, com uma taxa de crescimento muito alta de 40% ao ano entre 1981 e 1993, em comparação com o crescimento médio do PIB de 9,8% para o país como um todo. [65] O crescimento econômico mais tarde desacelerou após este início do ritmo acelerado. De 2001 a 2005, o PIB global de Shenzhen cresceu 16,3% anualmente em média. Desde 2012, o crescimento econômico diminuiu para cerca de 10% ao ano.
A produção econômica de Shenzhen está classificada como a terceira entre as 659 cidades chinesas (atrás de Pequim , Xangai ). A cidade ficou em 19º lugar no Índice de Centros Financeiros Globais de 2016. [66] No Índice de Centros Financeiros Globais de 2017 , Shenzhen classificou-se como o 22º centro financeiro mais competitivo do mundo. [67]
Em 2016, o PIB da Shenzhen totalizou US $ 303,37 bilhões, colocando-o a par com uma província chinesa de tamanho médio por termos do PIB total. A sua produção económica total é superior à de Portugal, República da Irlanda e Vietnã. Seu ppp per capita GDP foi de US $ 49.185 (população migrante não registrada não contada) a partir de 2016 , a par com países desenvolvidos, como Austrália e Alemanha .
Em 2017, a produção econômica de Shenzhen totalizou US $ 338 bilhões, superando a de Guangzhou, Hong Kong pela primeira vez e classificou o número 3 na China, apenas por trás de Xangai e Pequim. Seu novo status permitirá que a cidade se torne o principal motor econômico da Iniciativa da Área da Baía da China.
Shenzhen é um importante centro de produção na China. No setor financeiro, grandes bancos chineses, como Ping An Bank e China Merchants Bank, têm sua sede em Shenzhen.
Na década de 1990, Shenzhen foi descrito como construindo "um alto alto por dia e um boulevard a cada três dias". O horizonte de rápido crescimento de Shenzhen é considerado um dos melhores do mundo. Atualmente tem 59 edifícios com mais de 200 metros de altura, incluindo o Ping An Finance Center de 599 m de altura (o quarto edifício mais alto do mundo) e o Kingkey 100 de 442 m de altura (renomeado para KK100), o 14º edifício mais alto do mundo. [68]

Indústria de alta tecnologia editar ]

O setor econômico mais importante de Shenzhen está em seu papel de sede de muitas das empresas chinesas de alta tecnologia. Shenzhen é o lar de muitas empresas de alta tecnologia internacionalmente bem-sucedidas, incluindo Huawei , Tencent , BYD , Konka , Skyworth , Coolpad , ZTE , Gionee , TP-Link , DJI , BGI (Beijing Genomics Institute) , OnePlus , etc. [69] Outros As empresas chinesas de prestígio também possuem grandes centros de operação em Shenzhen, incluindo o China International Marine Containers, a maior empresa de fabricação de contêineres do mundo, [70] e Vanke , que está entre os maiores desenvolvedores imobiliários residenciais na China. [71] A maior empresa de Taiwan, a Hon Hai Group, possui uma grande fábrica localizada em Shenzhen. Muitas empresas estrangeiras de alta tecnologia têm seus centros de operações da China localizados no Parque de Ciência e Tecnologia do Distrito de Nanshan. [72]
Devido ao seu status único como a primeira "Zona Económica Especial" chinesa, a Shenzhen também é um terreno extremamente fértil para startups, seja por empresários chineses ou estrangeiros. Startups bem sucedidos incluem Petcube , Palette, WearVigo, Notch e Makeblock. [73] [74] Shenzhen também é a base de desenvolvimento de produtos do acelerador de inicialização de hardware, o HAX Accelerator (antigo HAXLR8R). [75]

Zonas industriais editar ]


Shenzhen High-Tech Industrial Park
  • Shenzhen Hi-Tech Industrial Park (SHIP) foi fundada em setembro de 1996. Abrange uma área de 11,5 km 2 (4,4 milhas quadradas). As indústrias incentivadas na zona incluem Biotecnologia / Produtos Farmacêuticos, Materiais de Construção / Construção, Produção e Processamento de Produtos Químicos, Software de Computador, Montagem e Fabricação de Eletrônicos, Produção de Instrumentos e Equipamentos Industriais, Equipamentos e Suprimentos Médicos, Pesquisa e Desenvolvimento, Equipamentos de Telecomunicações.
  • O Shenzhen Software Park está integrado ao Shenzhen Hi-Tech Industry Park, um importante veículo estabelecido pelo governo municipal de Shenzhen para apoiar o desenvolvimento da indústria de software. O Parque foi aprovado para ser a base da produção de software do Plano Nacional em 2001. A distância entre a Estrada Nacional 010 e a zona é de 20,8 km (12,9 mi). A zona está situada a 22 km (14 mi) do Aeroporto Internacional Shenzhen Bao'an. [76]

Bolsa de Valores de Shenzhen editar ]

A Bolsa de Valores de Shenzhen ( SZSE ) é uma bolsa de valores nacional mutualizada sob a China Regulatory Commission (CSRC), que fornece um local para negociação de valores mobiliários . [77] Um amplo espectro de participantes do mercado, incluindo 540 empresas listadas , 35 milhões de investidores registrados e 177 membros da bolsa, criam o mercado. Desde a sua criação em 1990, a SZSE cresceu com uma capitalização de mercado em torno de 1 trilhão de yuans (US $ 122 bilhões). Diariamente, cerca de 600.000 negócios, avaliados em US $ 807 milhões, operam no SZSE.

Cooperação econômica com Hong Kong editar ]


ponte da baía de Shenzhen faz parte do cruzamento do porto da baía de Shenzhen, conectando Dongjiaotouem Shenzhen com Ngau Hom Shek em Hong Kong
Hong Kong e Shenzhen têm estreitas relações comerciais, comerciais e sociais como demonstrado pelas estatísticas apresentadas abaixo. Exceto quando indicado, as estatísticas são tiradas de seções do site do governo de Hong Kong. [78]
A partir de setembro de 2016, existem nove pontos de passagem na fronteira entre Shenzhen e Hong Kong, entre os quais seis são conexões terrestres. De oeste para leste estes incluem o Shenzhen Bay Porto , Futian Porto , Porto de Huanggang , Kam Man Para Porto , Luohu Porto e Shatoujiao Porto . Em ambos os lados de cada uma dessas portas de entrada, há transporte rodoviário e / ou ferroviário. [79] [80]
Em 2006, havia cerca de 20.500 cruzamentos diários de veículos do limite em cada direção. Destes 65 por cento eram veículos de carga, 27 por cento de carros e os ônibus e treinadores restantes. O cruzamento de Huanggang foi mais utilizado em 76 por cento do total, seguido pelo cruzamento de Futian em 18 por cento e Shatoujiao a 6 por cento. [81] Dos veículos de carga, 12.000 por dia eram transportadores de contentores e, com uma taxa de 1.44 teus / veículo, isso resulta em 17.000 teus / dia através do limite, [82] enquanto o porto de Hong Kong tratava 23.000 teus / dia durante 2006 , excluindo o comércio de transbordo. [83]
O comércio com Hong Kong em 2006 foi de US $ 333 bilhões de importações, das quais US $ 298 bilhões foram reexportados. Destes números 94 por cento foram associados com a China. [84] Considerando que 34,5 por cento do valor do comércio de Hong Kong é frete aéreo (apenas 1,3 por cento em peso), uma grande proporção disso está associada com a China também. [85]
Também em 2006, o fluxo diário médio de passageiros através das quatro conexões abertas naquela época era de mais de 200 mil em cada direção, dos quais 63% usavam a conexão ferroviária Luohu e 33% a conexão rodoviária de Huanggang. [80]Naturalmente, tais volumes elevados exigem um tratamento especial, e o maior grupo de pessoas que atravessam a fronteira, moradores de Hong Kong com cidadania chinesa, usam apenas um cartão de identificação biométrico ( Home Return Permit ) e um leitor de impressão digital. Como ponto de comparação, o Aeroporto Chek Lap Kok de Hong Kong, o 5º aeroporto internacional mais movimentado do mundo, lidou com 59 mil passageiros por dia em cada direção. [85]
Hong Kong realiza inquéritos regulares sobre movimentos de passageiros de fronteira, sendo o mais recente em 2003, embora a pesquisa de 2007 seja relatada em breve quando? ]Em 2003, os cruzamentos das fronteiras para os residentes de Hong Kong que vivem em Hong Kong fizeram 78% das viagens, um aumento de 33% em relação a 1999, enquanto que Hong Kong e chineses da China representaram 20% em 2006, um aumento de 140% acima de 1999 figura. Desde então, o movimento foi feito muito mais fácil para os residentes da China e, desse modo, o grupo provavelmente ainda aumentou ainda mais. Outras nacionalidades representaram 2% dos cruzamentos de fronteiras. Destas viagens, 67% foram associadas a Shenzhen e 42% eram para fins comerciais ou de trabalho. Das viagens não comerciais, cerca de um terço foram para visitar amigos e parentes e o resto por lazer. [86]
Após as tentativas de Shenzhen de serem incluídas no projeto da ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau foram rejeitadas em 2004, uma ponte separada foi concebida conectando Shenzhen no lado leste do Delta do Rio das Pérolas com a cidade de Zhongshan no lado ocidental: o Shenzhen- Ponte de Zhongshan .

Qianhai editar ]

Qianhai , que significa "previsão" em língua chinesa, formalmente conhecido como Qianhai Shenzhen-Hong Kong Modern Service Industries Cooperation Zone, é "uma exploração útil para a China para criar um novo layout de abertura com um sistema econômico mais aberto". [87] Uma área de 15 km² localizada no oeste de Shenzhen, Qianhai fica no coração do Delta do Rio das Pérolas, adjacente ao aeroporto internacional de Shenzhen. Estratégicamente posicionado como uma zona para a inovação e o desenvolvimento de serviços modernos, a Qianhai facilitará uma cooperação mais estreita entre Hong Kong e a China continental, além de atuar como catalisador da reforma industrial no Delta do Rio das Pérolas. [88]Com o objetivo de afrouxar as restrições da conta de capital, as autoridades de Qianhai indicaram que os bancos de Hong Kong terão permissão para estender empréstimos de RMB comerciais às entidades do continente terrestre de Qianhai. O People's Bank of China também indicou que esses empréstimos, pela primeira vez, não estarão sujeitos às taxas de referência estabelecidas pelo banco central para todos os outros empréstimos no resto da China. De acordo com Anita Fung, da HSBC , "Esta nova medida sobre empréstimos transfronteiriços reforçará a cooperação entre Hong Kong e Shenzhen e acelerará a convergência transfronteiriça". [87]

Arquitectura da cidade editar ]

O prédio mais alto de Shenzhen é o Centro de Finanças Ping An Finance , de 599 metros e 115 , que também é o segundo mais alto da China e o quarto edifício mais alto do mundo . [89] O segundo edifício mais alto é o Kingkey 100 , que eleva 441,8 metros (1.449 pés) e contém 100 andares de escritórios e espaços hoteleiros. [90] Shenzhen também é o lar da Praça Shun Hing (Edifício Diwang), a mais alta da Ásia (se a antena for levada em conta) quando foi construída em 1996. [91] [92] A maioria dos arranha-céus da cidade são concentrado em Nanshan , Luohu e Futiandistritos. SEG Plaza , em Huaqiangbei , também é um marco notável a uma altura de 356 metros (291,6 metros para o telhado [93] ). Guomao Building foi, além disso, o edifício mais alto da China quando foi concluído em 1985. [94]
Há um número significativo vago ] de supertalls propostos, aprovados ou em construção que estão bem acima de 300 m (984 pés) em Shenzhen. Alguns que foram concluídos ou completados desde 2014 incluem a sede da China Resources , Riverfront Times Square , China Chuneng Tower , Hanking Center , Hon Kwok City Center , Chang Fu Jin Mao Tower , Zhongzhou Holdings Financial Center , East Pacific Business Center , One Shenzhen Bay Tower 7 e Shum Yip Upperhills , entre outros.
Havia mais arranha-céus concluídos em Shenzhen no ano de 2016 do que em todo o EUA e Austrália combinados, tal é a taxa em que o horizonte está sendo transformado. [95]

Transporte editar ]

Road editar ]

Desde fevereiro de 2003, o cruzamento da fronteira rodoviária em Huanggang e Lok Ma Chau em Hong Kong está aberto 24 horas por dia. A viagem pode ser feita por veículo privado ou de ônibus. Em 15 de agosto de 2007, abriu-se o cruzamento da fronteira pedestre Lok Ma Chau-Huanggang, ligando a estação Lok Ma Chau com Huanggang. Com a abertura do cruzamento, os autocarros entre o intercâmbio de transportes Lok Ma Chau e Huanggang foram encerrados.
ponte prevista de Shenzhen-Zhongshan conectará Shenzhen no lado leste do Delta do Rio das Pérolas com a cidade de Zhongshan no lado ocidental. Ele consistirá em uma série de pontes e túneis, a partir do Aeroporto Internacional Bao'an no lado de Shenzhen. A construção do link proposto de 51 km (32 mi) de oito linhas está programada para começar em 2015, com a conclusão prevista para 2021.
Os táxis são medidos e vêm em quatro cores. Os táxis vermelhos podem viajar por toda a cidade. Os táxis verdes estão restritos a viajar fora da Zona Econômica Especial de Shenzhen (SEZ) (distritos de Futian, Nanshan, Luohu e Yantian). Por outro lado, os táxis amarelos menos comuns, cobrando o mesmo que os vermelhos, correm apenas dentro do Shenzhen SEZ original. Um táxi elétrico recentemente introduzido custa semelhantes aos vermelhos e amarelos, sem ter nenhuma sobretaxa de combustível cobrada.
Há também serviços freqüentes de ônibus e van do Aeroporto Internacional de Hong Kong para Huanggang e a maioria dos principais hotéis em Shenzhen. Um serviço de ônibus operado pela Chinalink Bus Company opera a partir da Estação Kowloon na linha MTR Airport Express (abaixo do Elements Mall ) direto ao aeroporto internacional de Shenzhen . [96]
A partir de 29 de dezembro de 2014, Shenzhen proibiu veículos de passageiros com placas de matrícula emitidas em outros lugares de quatro dos principais distritos de Shenzhen durante horários de pico nos dias úteis. [97]

Porto editar ]

O litoral de 260 quilômetros da cidade é dividido pela principal massa terrestre de Hong Kong (nomeadamente os novos territórios e a península de Kowloon ) em duas metades, o leste e o oeste. A área do porto ocidental de Shenzhen fica a leste de Lingdingyang,no estuário do rio das peruanas, e possui um porto de águas profundas com excelentes abrigos naturais. São cerca de 20 milhas náuticas (40 km) de Hong Kong para o sul e 60 milhas náuticas (110 km) de Guangzhou para o norte. Ao passar pelo sistema de Pearl River, a área do porto ocidental está conectada com as cidades e municípios nas redes do Delta do Rio das Pérolas; passando On See Dun via fluvial, estende todos os portos tanto em casa como no exterior.
Shenzhen ocupou um número recorde de contêineres em 2005, classificando-se como o terceiro porto mais movimentado do mundo , após o aumento do comércio aumentou os embarques de carga através da cidade. A China International Marine Containers e outros operadores do porto manipularam 16,2 milhões de caixas padrão de 20 pés (6,1 m) no ano passado, um aumento de 19%. Os investidores em Shenzhen estão se expandindo para aproveitar o aumento do volume.
Yantian International Container Terminals , terminais de contentores de Chiwan Shekou Container Terminals, China Merchants PortShenzhen Haixing (porta Mawan) são os principais terminais portuários de Shenzhen. [98]

Air editar ]


Aeroporto T3 de Shenzhen
Donghai Airlines , Shenzhen Airlines e Jade Cargo International estão localizadas no Aeroporto Internacional Shenzhen Bao'an . [99] [100] O aeroporto fica a 35 quilômetros do centro de Shenzhen e liga a cidade com muitas outras partes da China e serve destinos domésticos e internacionais. O aeroporto também serve como um centro de carga da Ásia-Pacífico para a UPS Airlines . [101] Shenzhen Donghai Airlines tem sua sede nas instalações da Shenzhen Airlines na propriedade do aeroporto. [102] A SF Airlines tem sua sede no Centro de Envio Internacional. [103]

Ferroviária editar ]


Vista da estação ferroviária de Shenzhen
A Estação Ferroviária de Shenzhen está localizada na junção de Jianshe Road, Heping Road e Renmin Nan Road e fornece links para diferentes partes da China. Existem trens regionais de alta velocidade freqüentes para Guangzhou, além de trens de longa distância para Pequim, Xangai, Changsha, Jiujiang, Maoming, Shantou e outros destinos. O trem da estação Hung Hom MTR de Hong Kong para os cruzamentos fronteiriços Lo Wu e Lok Ma Chau leva 43 minutos e 45 minutos, respectivamente.
Shenzhen West Station está localizada em Qianhai , Nanshan . Esta estação é usada para um pequeno número de trens de longa distância, como os de Hefei .
Shenzhen North Railway Station abriu em 2011 em Longhua . [104] [105] A estação está atualmente lidando com trens de alta velocidade para Guangzhou South, Guangzhou North, Changsha, Wuhan, Pequim e estações intermediárias no Beijing-Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong HSR . [106]
A Estação Ferroviária do Shenzhen East foi inaugurada em dezembro de 2012. Foi originalmente chamada de estação de Buji após o subúrbio localizado e foi uma estação de Grau 3 ao longo da Estrada de ferro de Guangshen sem serviços de passageiros. Agora, após reformas maciças, atualmente lida principalmente com serviços ferroviários regionais. [107]
A Estação Ferroviária de Pingshan está concluída em 2013 para atender trens de alta velocidade no Xiamen-Shenzhen HSR, que abriu em 2013.
A Estação Ferroviária de Futian foi completada até o final de 2015. É completamente subterrânea, localizada no centro de seu distrito de Futian. A localização central significa que ele se tornará o ponto focal para a maioria dos serviços de trem de alta velocidade na rota Beijing-Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong HSR após a conclusão. A conexão com a Estação Ferroviária West Kowloon em Hong Kong está programada para ser concluída no final de 2018, permitindo viagens de comboio transfronteiriças de 15 minutos.

Metro editar ]


Mapa do Metro de Shenzhen
sistema do Metro de Shenzhen abriu em 28 de dezembro de 2004. A fase I tinha apenas duas linhas: a linha Luobao (agora linha 1) e a linha Longhua (agora linha 4). A linha Luobao correu de Luohu (intercâmbio para a estação MTR Lo Wu e da estação ferroviária de Shenzhen) para Window of the World (Overseas Chinese Town). A linha Longhua correu de Huang Gang (agora Futian Checkpoint) para Shaonian Gong (agora o Palácio das Crianças). Em junho de 2011, o Metro de Shenzhen prolongou a Linha 1 e a Linha 4. A linha 1 é executada de Luohu para o Aeroporto Bao'an de Shenzhen e a Linha 4 (agora operada pela MTR de Hong Kong ) é executada do Ponto de Verão de Futian até o Qinghu. Também em junho de 2011, três linhas da Fase II abriram antes do 26º Universiade deVerão Eles são a Linha 2 (de Chiwanpara Xinxiu ), Linha 3 (de Yitian para Shuanglong ) e Linha 5 (de Qianhaiwan para Huangbeiling ). [108] O primeiro lote de linhas na Fase III, Linha 11 , abriu em junho de 2016. As linhas 7 e 9 abriram no final de 2016. A partir de então, o Metro de Shenzhen tem 8 linhas, 199 estações e 286 quilômetros (178 mi) ) [109] [110] das linhas em operação. Isso fez do metro de Shenzhen um dos dez melhores sistemas de metrô do mundo. [111] Várias linhas e extensões adicionais como parte do segundo lote de expansão da Fase III estão em construção e serão abertas até 2020. Uma série de linhas de Fase IV começará a construção em 2017.

Sea editar ]

O Terminal de passageiros Shekou em Shekou fornece transporte regular de ferry para e de Zhuhai , Macau , Aeroporto Internacional de Hong Kong , Kowloon e Ilha de Hong Kong . [112]

Destinos turísticos, parques e resorts editar ]

As principais atrações turísticas de Shenzhen incluem a China Folk Culture Village , Janela do Mundo , Happy Valley , Splendid China , o Safari Park no distrito de Nanshan , Chung Ying Street (uma rua que divide Shenzhen e Sha Tau Kok , Hong Kong), Xianhu Botanical Gardens , Minsk World , entre outros. A cidade também oferece entrada gratuita para mais de vinte parques da cidade públicos [114] , incluindo Parque do Povo , Lianhuashan Parque , Parque de Lizhi, Zhongshan Park , e Wutongshan Parque .

Overseas Chinese Town (OCT) editar ]

O desenvolvimento da OCT East (东部 华侨城) no Yantian District também é um ponto de encontro de eventos, com os parques temáticos Ecoventure Valley (大侠 谷) e Tea Stream Resort Valley (茶 溪谷), três cidades temáticas cênicas, dois golfe de 18 buracos cursos e oito hotéis temáticos. A OCT East juntou-se em 2012 pelo desenvolvimento da OCT Bay (欢乐 海岸) em Nanshan, que trouxe mais atrações, incluindo um centro de exposições, hotéis e residências, uma praia artificial chamada CoCo Beach e um cinema IMAX. [115]

Shekou editar ]

Shekou é uma antiga zona industrial com uma comunidade residencial amplamente expatriada, também abriga um grande distrito comercial chamado Sea World (海上 世界), onde um antigo navio de cruzeiro francês Minghua (明 华) (conhecido em francês anteriormente como MS Ancerville ) é cimentado no chão para se tornar um complexo hoteleiro. [116] Shekou foi expandido e renovado nos últimos anos, parcialmente através de recuperação de terras .

Happy Valley editar ]

Happy Valley (欢乐谷) é um dos maiores parques de diversões em Shenzhen.

Praias editar ]

Praias em Shenzhen incluem Dameisha e Xiaomeisha em Yantian e Xichong Beach, no sul da península de Dapeng .

Museus e exposições editar ]

Media editar ]

Shenzhen News  ( zh ) (深圳 晚报) é um jornal em chinês que serve Shenzhen.
Shenzhen Daily é uma fonte de notícias de língua inglesa para Shenzhen. Abrange também notícias locais, nacionais e internacionais.
ShekouDaily.com é uma mídia online que fornece notícias e recursos que se concentram no subdistrito de Shekou no distrito de Nanshan, em Shenzhen. [118]

Esportes editar ]

Shenzhen tem dois clubes de futebol locais, Shenzhen FC e Shenzhen Renren FC , que jogam jogos em casa no 4000 capacidade Bao'an Stadium . O Shenzhen FC foi um dos primeiros clubes de futebol profissional em Guangdong , originalmente de propriedade de membros, depois se voltou para a participação. [120] A equipe ganhou o título da Super Liga chinesa na temporada de 2004, apesar dos graves problemas financeiros que deixaram os jogadores não pagos por sete meses. [121] [122] A equipe atualmente joga na China League One , o segundo nível do sistema de competição de futebol chinês.
O Estádio Shenzhen é um estádio polivalente que hospeda muitos eventos. O estádio está localizado no distrito de Futian e tem uma capacidade de 32.500. Foi construído em junho de 1993, com um custo de 141 milhões de RMB. 26th Summer Universiadefoi realizado em Shenzhen em agosto de 2011. [123] Shenzhen construiu os locais esportivos para este primeiro grande evento esportivo na cidade. [124]
Shenzhen Dayun Arena é uma arena polivalente. Foi concluído em 2011 para a Universiade de Verão de 2011 . É usado para os eventos de basquete , hóquei no gelo e ginástica . A Arena é o lar do Kunlun Red Star WIH da CWHL .
Shenzhen também é um destino popular para skatistas de todo o mundo, devido à arquitetura da cidade e suas leis de skate laxas. [125]

Educação editar ]

Faculdades e universidades editar ]

Escolas internacionais editar ]

Cidades irmãs editar ]

Shenzhen tem sido muito ativo no cultivo das relações da cidade irmã. Em outubro de 1989, o prefeito de Shenzhen, Li Hao, e uma delegação viajaram para Houston para participar da cerimônia de assinatura, estabelecendo uma relação irmã entre Houston e Shenzhen. [126] Houston tornou-se a primeira cidade irmã de Shenzhen. Até 2015, Shenzhen estabeleceu uma relação de cidade irmã com 25 cidades do mundo.

Veja também editar ]

Referências editar ]

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